Ranking internacional: USP emplaca 41 cursos entre os 100 melhores do mundo
Desse total, 11 encontram-se entre os 50 primeiros colocados.
A QS Quacquarelli Symonds, empresa que analisa o ensino superior de universidades em todo o mundo, classificou 41 cursos da Universidade de São Paulo (USP) entre os 100 melhores do globo em seu ranking internacional. Além disso, 11 desses cursos emplacaram entre os 50 primeiros da lista. A USP é a única universidade a entrar com uma formação referente à esportes no top 50 deste ano, em 49º lugar. Acompanhe a leitura!
Leia mais: ‘Inep’ tem atitude reprovada por entidades jurídicas
Qual curso brasileiro foi destaque no ranking internacional?
Por mais que tenha descido duas posições em comparação com o ano passado, o curso de Odontologia continua como o melhor avaliado da USP na lista, ocupando a 15ª posição.
A formação em Odontologia também é referência em outras duas universidades brasileiras, que se encontram entre as 50 melhores: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 32º lugar, e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), ocupando o 36º.
Além disso, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul também conquistou o seu lugar no ranking internacional dos 100 melhores para o curso pela primeira vez em 2022.
Os dados da edição de 2022 da lista
A edição deste ano das posições globais de desempenho das universidades da QS fornece importantes dados sobre a atuação de 313 programas em 32 universidades do Brasil. Conforme exposto no levantamento, 32% dos cursos brasileiros caíram na classificação em comparação com o ano passado. No entanto, 23% apresentaram melhoras em suas posições.
A maior representatividade que o Brasil possui é a formação de Medicina, com 21 universidades do país ocupando várias colocações no ranking global.
A lista, compilação realizada por analistas internacionais de ensino superior, fornece análises comparativas sobre as execuções de 15.200 programas acadêmicos, disponibilizados a estudantes em 1.543 centros universitários, a serem encontrados em 88 lugares em todo o mundo, em 51 disciplinas e em cinco áreas do conhecimento. Tais análises são parte do portfólio anual do QS World University Rankings.
Comentários estão fechados.