Da confiança à crise: como antigo banco inglês foi arruinado por um único funcionário
O colapso do Barings Bank é exemplo de como ambição desenfreada e má administração acabam com qualquer negócio.
Você já ouviu falar da história do Barings Bank? Fundado em 1762, este era o banco mercantil mais antigo do Reino Unido. Uma instituição centenária que teve seu legado estraçalhado graças a uma pessoa: Nick Leeson, um de seus funcionários.
O jovem, em primeiro momento, se mostrou um prodígio. Com 25 anos, já gerenciava contratos internacionais e de alto risco e ficou conhecido como um “gênio do investimento“.
Detalhe: ele até chegou a ser responsável por cerca de 10% dos lucros do banco.
No entanto, a situação complicou muito. O problema foi que Nick nunca chegou a ouvir o conselho do Tio Ben, do filme “Homem-Aranha“; ele não sabia que “com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”.
Ambição perigosa
O que aconteceu é que deram confiança demais para uma pessoa ainda inexperiente. Afinal, Nick revisava suas próprias operações e não havia controle interno sobre o que ele fazia.
Apesar de alguns colegas terem alertado a chefia acerca dos investimentos arriscados do jovem, ninguém se preocupou com isso. Afinal, ele era considerado um prodígio.
A ambição perigosa de Nick o levou a abrir a conta 88888 — número que supostamente traz sorte na cultura asiática — uma conta para mascarar erros financeiros.
(Imagem: divulgação)
Começou pequeno
A primeira ideia era esconder um prejuízo relativamente pequeno, £ 20 mil. No entanto, Nick perdeu o controle com seus investimentos de alto risco. À medida que ele arriscava mais, o déficit também crescia.
No final do ano de 1992, havia um saldo negativo de US$ 2 milhões. Imagine só!
Nick, porém, conseguiu reverter o jogo e equilibrou o valor. Após a derrapada, ele chegou a jurar que nunca mais usaria a conta novamente. Porém, a vontade de ganhar mais dinheiro e crescer no banco falou mais alto.
Ele não só voltou a usá-la como as perdas ficaram ainda maiores, mesmo que ele apresentasse lucros milionários à diretoria do Barings Bank.
A casa caiu
A situação só ruiu de vez em 1995. Nick fez um investimento mega arriscado e que dependia muito da estabilidade do mercado financeiro. Entretanto, ele não contava com um terremoto no Japão, o que fez com que o mercado perdesse até o rumo de casa.
Tentando se recuperar, o jovem apostou alto que as ações de Tóquio se reergueriam. Mas isso não aconteceu. Então, ele fugiu deixando apenas um bilhete no qual se lia “sinto muito”.
Quando descobriram tudo, a conta 88888 estava com um saldo negativo de £ 857 milhões. Isso equivalia a mais do que o dobro do valor de mercado do banco. Não deu outra: o banco teve que declarar falência.
Fuga e captura
Nick Leeson conseguiu fugir da polícia por 272 dias. Ele foi preso em Frankfurt, na Alemanha. O rapaz foi, então, extraditado para Singapura, onde foi condenado à prisão.
Ele cumpriu sua pena, mas foi liberto seis anos antes da conclusão, pois foi diagnosticado com câncer.
Comentários estão fechados.