Três formas de danificar os ouvidos usando o cotonete de forma errada

Preserve seu canal auditivo e limpe-o corretamente, quando necessário.

O uso de cotonetes tornou-se uma prática de higiene que muitas pessoas têm, seja após o banho ou quando seus ouvidos estão coçando. Embora quase todas as famílias usem esses bastões flexíveis para limpar o canal auditivo, eles podem causar danos à saúde se não forem usados corretamente. Por isso, confira agora três formas de danificar os ouvidos usando o cotonete de forma errada.

Leia mais: Veja a melhor maneira de limpar os ouvidos

3 problemas comuns causados pelo mal uso do cotonete

  • Cera tampando o canal

Uma grande questão com o uso de cotonetes é a formação de ceras tampando o canal. O cerúmen acaba não sendo removido no final, mas é empurrado para dentro do ouvido, criando um acúmulo ou até mesmo um bloqueio. Os tampões de cera podem causar a sensação de eco e até mesmo uma deficiência auditiva.

  • Coceiras

O objetivo da cera de ouvido é que ela funcione como uma camada protetora no ouvido, logo, a remoção dela pode gerar um grande ressecamento da pele e, assim, surgir uma coceira.

  • Infecções

O uso contínuo de cotonetes flexíveis pode levar a infecções e inflamações, como a otite, devido à formação de tampão de cera ou limpeza excessiva do ouvido, bastante comum. Quando há a remoção da cera o canal auditivo fica desprotegido, pois ela age como uma barreira protetora aos agentes externos.

A limpeza ideal para os ouvido

  • Toalha ou algodão

O método mais recomendado é retirar o acúmulo de cera com um algodão ou toalha, com o auxílio dos dedos. Além disso, é importante lembrar que essa limpeza só pode ser feita na parte externa da orelha

  • Limpeza com um profissional

Um especialista (otorrinolaringologista) realiza a limpeza ideal do canal auditivo em um consultório. As lavagens de ouvido realizadas por esses profissionais são projetadas para remover apenas o excesso de cera, geralmente ocasionado por tampões ou produção excessiva.

  • Soluções de limpeza

Há algumas soluções específicas para a limpeza dos ouvidos que são adequadas e se consegue em mercado e farmácia. Você não precisa de receita médica para comprá-los, mas deve lembrar que são medicamentos que devem ser usados com cuidado.

  • A limpeza cotidiana é desnecessária!

Na verdade, o ideal é que as orelhas não sejam limpas. Ao contrário do que acreditam, a cera não é uma sujeira, mas um mecanismo que o corpo usa para desinfetar todo o ouvido. É justamente pela cera ser oleosa que vai reter a sujeira e agir como uma barreira de entrada.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More