Pesquisa sugere que o Sol terá Terra como banquete cósmico em bilhões de anos
Apesar do caos iminente, a humanidade não vai precisar se preocupar.
Um novo estudo publicado no Astrophysical Journal apresenta uma previsão sobre o que pode acontecer com o nosso sistema solar no futuro distante. Segundo os pesquisadores, o Sol passará por um processo que afetará significativamente os planetas que estão mais próximos dele.
Agora, confira mais informações sobre o estudo e entenda o processo que afetará o nosso sistema solar.
O sol irá se expandir e, consequentemente, engolir os planetas
De acordo com o novo estudo, o Sol está “prestes” a engolir os planetas mais próximos a ele, que incluem Mercúrio, Vênus e, eventualmente, a Terra. Apesar de parecer assustador, o tempo que levará para isso acontecer é medido em bilhões de anos.
Em quanto tempo o sol engolirá os planetas?
Segundo o estudo, o Sol vai esgotar seu combustível nuclear (hidrogênio) e começará a se expandir dentro de aproximadamente 5 bilhões de anos. Esse processo é chamado de engolfamento planetário.
Embora 5 bilhões de anos sejam uma eternidade para nós, humanos, é importante lembrar que a Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos. Portanto, em termos cósmicos, a expansão do Sol não está tão distante de acontecer.
Entendendo o processo
Como resultado da fusão nuclear no núcleo solar, o hidrogênio se converte em hélio e libera uma enorme quantidade de energia. Conforme o Sol envelhece e esgota seu combustível, a escassez de hidrogênio no núcleo solar levará a mudanças na atmosfera externa da estrela. O Sol passará por uma expansão, se transformando em uma gigante vermelha, capaz de absorver planetas.
Os cientistas têm utilizado modelos teóricos para entender o que acontece com os planetas no processo de engolfamento pelo Sol em expansão. A descrição do resultado varia conforme o tamanho do planeta e da estrela em expansão, mas o estudo oferece uma base para futuras pesquisas mais precisas.
A humanidade sofrerá com isso?
A resposta é curta e direta: não! A humanidade provavelmente não estará aqui para presenciar esse acontecimento. Isso porque, de acordo com previsões, a Terra continuará tendo condições de abrigar vida somente até alguns bilhões de anos para frente, bem antes de o Sol engolir os planetas.
Comentários estão fechados.