Ao ver valor a receber pelo BC do “dinheiro esquecido”, alguns brasileiros se decepcionam

Com a notícia de que havia R$ 8 bilhões disponível, muitos cidadãos criaram expectativas altas.

O Banco Central liberou a consulta e saque do dinheiro esquecido nos bancos e gerou decepções. Isso ocorreu, pois muitos cidadãos não irão receber os valores que esperavam. No entanto, é importante conferir seu CPF no site do Banco Central, afinal, você pode se surpreender de forma positiva com o valor a receber.

Veja também: O dinheiro esquecido nos bancos poderá gerar “efeito multiplicador’’ na economia

O dinheiro esquecido

No início de 2022, o Banco Central (BC) anunciou que havia mais de R$ 8 bilhões parados em bancos no Brasil. Essas quantias ficaram famosas como “dinheiro esquecido” e foi disponibilizado pelo BC, a consulta e recuperação desse dinheiro. Nesse sentido, fazem parte desses valores:

  • O dinheiro que ficou em contas encerradas;
  • Valores que tenham sido contados de forma indevida;
  • Parcelas ou operações de crédito indevidas;
  • Recursos de grupo de consórcio encerrado;
  • Dentre outras.

Quantias geram revoltas nos cidadãos brasileiros

No dia 7 de março foi liberado a consulta desses valores esquecidos e isso gerou muito descontentamento. Isso ocorreu porque muitas pessoas acabaram descobrindo que o valor que tinham a receber não era alto, sendo muitas vezes apenas alguns centavos.

Além disso, essa decepção repercutiu em redes sociais, nas quais muitas pessoas fizeram piada com a situação. Infelizmente, para alguns, criou-se altas expectativas e ao ver o valor a receber, a decepção foi inevitável.

Como consultar os valores esquecidos

O Banco Central criou um sistema chamado Sistema de Valores a Receber (SVR), onde você pode consultar se tem algum valor a receber, bem como consegue ver como fazer isso. O sistema surgiu no intuito de facilitar a consulta para os brasileiros, tendo em vista que a maioria das pessoas não se lembra ou não sabe que possuem esse valor a receber.

Para consultar basta entrar no site do Banco Central, na parte da “Minha vida financeira”. Então, ao acessar esse setor, clique em “valores a receber”, depois em “consulta ao relatório valores a receber” e inicie a consulta com seu CPF. Por fim, não fique na dúvida, entre no site e confira seu CPF, você pode ter dinheiro esquecido e não sabe!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.