Reclamações tomam conta do Banco Central a respeito de falhas no Empréstimo Consignado

Veja como reaver a cobrança por produtos que não foram contratados e os descontos indevidos na folha de pagamento.

No primeiro trimestre de 2021, o crédito consignado se tornou o serviço financeiro mais reclamado do país. Pois, foi o que apresentou o maior número de reclamações, de acordo com o banco central. Dessa forma, por meio do sistema de Valores a Receber do Banco Central (BC), os beneficiários e trabalhadores do INSS poderão recuperar o valor dos descontos indevidos do empréstimo consignado.

Leia mais: Saiba tudo sobre como conseguir empréstimo sendo MEI

O que é empréstimo consignado?

É uma forma que existe de conseguir um empréstimo onde os bancos e instituições financeiras oferecem para algumas pessoas que preenchem os requisitos. Além disso, o desconto das parcelas diretamente da folha de pagamento ou benefício da pessoa que contrata.

Vantagens desse crédito consignado

  • Descontos todo mês das parcelas, não podendo ultrapassar 35% da sua renda;
  • Juros mais baixos que as outras opções de empréstimos no mercado;
  • Risco menor de inadimplência;
  • Negativados podem requerer;
  • E por fim, não há a necessidade de fiador ou avalista.

Recupere valores de descontos incorretos no empréstimo consignado

Para aqueles (servidores, trabalhadores e beneficiários do INSS) que tiveram descontos injustos no crédito consignado devem consultar o sistema de valores do BC na segunda fase de pagamentos, que será a partir do dia 2 de maio.

O Banco Central ainda não informou as datas de pagamento da segunda fase, apenas as datas de pagamento da primeira fase dos recebíveis, que se inicia em 7 de março.

Notadamente, de acordo com o BC, o sistema consultivo de Valores a Receber que foram esquecidos nas instituições financeiras deve coletar mais de 7 cenários diferentes na próxima fase de divulgação.

Como realizar a consulta?

Caso você queira saber se tem valores a receber, é preciso que faça o acesso no site oficial do governo dos Valores a Receber do Banco Central e informe:

  • CPF ou CNPJ;
  • Data de nascimento ou de fundação da empresa referente.

Além disso, caso haja a possibilidade de resgate dos valores, haverá uma data informando os detalhes de retirada. Sendo assim, o indivíduo precisará retornar ao site no dia especificado para checar quando o valor poderá ser sacado e solicitar a transferência.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More