Defesa Civil Nacional estabelece alertas de desastres naturais através do Google – texto bastante longo
Defesa Civil Nacional, fornece um novo canal de informação para notificar a população sobre desastres naturais
Na última terça-feira (07), a Defesa Civil Nacional, por meio do Google, forneceu um novo canal de informação para notificar a população acerca de desastres naturais, através do Google Maps e navegador no site de pesquisas do Google.
A ferramenta, é mais um instrumento utilizado pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), que visa proteger os moradores de locais com possíveis ocorrências.
Além do Telegram, TV por assinatura e mensagem SMS, as defesas civis estaduais e municipais, a partir do cadastro na Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap), também utilizarão o Google ao realizar uma pesquisa sobre desastres naturais, ou ao inserir palavras-chaves. Assim, o internauta receberá um alerta sobre áreas afetadas, equivalente ao que acontece na navegação do Google Maps.
“Estes novos meios de comunicação têm como missão tornar acessíveis todas as informações que envolvem vidas, visando prevenir maiores fatalidades”, reforçou o diretor de desenvolvimento de negócios do Google na América Latina, Alessandro Germano.
O coronel Alexandre Lucas, atual secretário de Proteção e Defesa Civil do MDR, relacionou estes mecanismos de informação a um acontecimento pessoal, “Recentemente, enquanto acompanhava a situação das fortes chuvas que atingiram o estado de Pernambuco, recebi um alerta sobre as enchentes na região onde eu estava. É impressionante como um simples aviso, direto e objetivo, pode mudar minha atitude, minha escolha por itinerários mais seguros e, principalmente, fazer com que eu adote medidas de autoproteção. O mesmo ocorre com o restante da população. O potencial dessa parceria para salvar vidas é enorme. E essa é a nossa missão” declarou.
Segundo a gerente de parcerias do buscador do Google na América Latina, Luisa Phebo, serão incluídos sete novos informativos de desastres no Google, sendo eles: enxurradas, deslizamento de solo, incêndios florestais, vendavais, chuvas intensas, quebra de barragem e quedas de granizo.
A nova parceria foi comemora pelo Diretor do CENAD, Armin Braun: “Antes da ocorrência de um desastre, nossa atenção está voltada às ações de prevenção, mitigação e preparação. Nessa última fase, a emissão de alertas entra como uma das principais ações da Defesa Civil Nacional. Com o Google, vamos melhorar nossa capacidade de antecipação ao desastre e, consequentemente, aumentar as chances de a população se salvar e dos órgãos locais tomarem decisões mais rápidas e assertivas”.
O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) foi reestruturado em agosto de 2012. Desde então, o centro passou a operar de forma interrupta, com uma equipe técnica composta por analistas de sistemas, químicos, assistentes sociais, estatísticos e meteorologistas. O CENAD ainda possui salas de gestão de crises, responsáveis por monitorar e operar ações de desastres naturais.
Comentários estão fechados.