Demência: veja os principais sintomas e saiba como se prevenir
Apesar de ser mais comum em pessoas idosas, também pode afetar adultos mais jovens. Geralmente é causada por uma condição médica subjacente.
A demência é uma síndrome que está relacionada à deterioração progressiva das funções cognitivas. Apesar de ser mais comum em pessoas idosas, também pode afetar adultos mais jovens. Ela geralmente é causada por uma condição médica que ficou oculta por anos. Saiba quais são os sintomas da demência que surgem com o tempo.
Principais sintomas da demência
Esses são os indícios mais comuns da presença da demência em seu estágio inicial.
- Problemas de memória recente;
- Dificuldade para tomar decisões;
- Confusão mental;
- Mudanças de humor e personalidade;
- Dificuldade para reconhecer ou nomear objetos;
- Confusão com dia e hora;
- Dificuldade para se comunicar;
- Dificuldade para realizar tarefas simples.
Se você identifica algum desses problemas no seu dia a dia e ele começou a afetar a sua vida diária, procure marcar uma consulta com um profissional. Se percebeu algo em alguém próximo e tem motivos para estar preocupado, tente incentivá-la a ir ao médico. Qualquer pessoa com esses sintomas deve consultar um profissional de confiança.
Há diversas formas de demência que vão desde o mal de Alzheimer até a demência vascular. Conhecer qual o tipo que está se manifestando significa conseguir um tratamento mais específico para as necessidades de cada um. Dito isso, um diagnóstico precoce é fundamental para ajudar a estabilizar a condição por mais tempo.
Pode ser prevenida?
Afinal, a demência é uma doença que pode ser prevenida? Vamos descobrir.
Embora ainda não haja uma cura para a enfermidade, é possível reduzir o risco de desenvolvimento de demência por meio de algumas medidas preventivas. A prevenção da doença envolve a adoção de hábitos saudáveis. Por exemplo: praticar exercícios, ter uma dieta equilibrada e manter o cérebro ativo diariamente.
Além disso, você deve reduzir o nível de estresse, manter um sono regulado, evitar o uso de drogas e álcool, controlar a pressão arterial, o colesterol e manter um bom estado físico e mental. Em resumo, é necessário tomar essas medidas para proteger a sua saúde, se você deseja ter benefícios a longo prazo.
Comentários estão fechados.