Demissões, mercado inflado e dificuldade: estudar tecnologia ainda é uma boa ideia?

Cursos nas áreas de tecnologia e Inteligência Artificial têm crescido muito no último ano. Mas, se todo mundo está estudando isso, ainda é uma boa ideia investir na área?

Nos últimos dois anos, estamos assistindo a crises em todas as grandes empresas de tecnologia do mundo. São demissões em massa e redução nas equipes de várias big techs.

Em contrapartida, há uma onda crescente no número de pessoas querendo estudar o assunto. Isso nos leva a uma reflexão: será que ainda vale a pena investir em alguma formação em tecnologia?

Uma coisa é certa: mesmo com as demissões nas empresas, a Tecnologia da Informação (TI) e suas subáreas têm crescido.

De acordo com um levantamento do site Empregos.com.br, foram mais de 70 mil vagas abertas na área. Isso significou um aumento de 34,3% da oferta.  

O que explica os cortes nas vagas de tecnologia das grandes empresas?

Quando o mercado de Tecnologia da Informação explodiu, não teve para quem quis. Isso porque as vagas nessa área geralmente são muito atrativas. A maioria oferece salários muito bons, são vagas remotas e muito flexíveis.    

Porém, nem todas empresas conseguiram bancar este tipo de vaga, sobretudo após a pandemia. Inclusive, ao site Tecmundo, a coordenadora do curso de Ciência da Computação do Instituto Mauá de Tecnologia, Ana Paula Gonçalves Serra, disse que muitos cargos foram cortados depois da crise sanitária, por não serem mais necessários.  

Mas o que pouca gente sabe é que TI, inteligência artificial e programação não são competências exclusivas das big techs. Pequenos negócios e até mesmo empresas locais também necessitam desses serviços, o que pode representar uma boa oportunidade para quem quer  investir na área.  

Onde investir?

Se você quer estudar tecnologia e entrar nesse mercado, há alguns ramos da profissão que estão com tendência de crescimento.

O primeiro deles é a programação, a base da tecnologia.  Aquelas empresas que querem começar a trilhar um caminho no mercado digital precisarão muito desses profissionais.    

Isso nos leva à nossa segunda área em ascensão: a inteligência artificial. O mercado está investindo muito nesse setor e vai precisar de pessoas cada vez mais capacitadas.

Por fim, podemos citar a ciência de dados e a cibersegurança, profissionais que  serão cada vez mais necessários na área. Esta será uma verdadeira mina de ouro para novos profissionais e é um nicho ainda pouco explorado no mercado, com muitas vagas excelentes abertas em várias partes do mundo.  

Portanto, não se assuste com as demissões. Perceba que essa é apenas a ponta do iceberg. Ainda há muito o que explorar nesse mercado relativamente novo no Brasil e em diversos outros países.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.