Dengue: cães e gatos também podem pegar a doença?
Tutores de todo Brasil estão preocupados, devido ao crescente números de infectados pela doença no país.
Nas últimas semanas os casos de dengue têm aumentado em todo Brasil. Em paralelo a isso, começou a ser distribuída a primeira vacina comprovadamente eficaz contra a doença.
E, como se já não bastasse a preocupação com as pessoas, sobretudo idosos, crianças e indivíduos portadores de comorbidades, há também um receio que a dengue possa levar cães e gatos a um quadro de saúde complicado.
Contudo, veterinários explicam que nenhum dos principais vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti pode ser contraído pelos pets. Ou seja, cachorros e gatos não pegam dengue, zika ou chikungunya.
Inclusive, os seres humanos são os únicos animais vertebrados que podem ficar doentes devido à proliferação desses patógenos em seu organismo.
De qualquer forma, é necessário manter os cuidados
(Imagem: divulgação)
É um alívio saber que os pets não podem pegar dengue. Porém, a missão de manter o famigerado “mosquito da dengue” bem longe deve ser levada a sério, por nós mesmos e por eles.
Além de poder adoecer fatalmente os seres humanos, o Aedes aegypti pode ser vetor de outros vírus que, esses sim, são perigosos para cães e gatos. Estamos falando dos causadores de doenças como a dirofilariose e a leishmaniose.
A dirofilariose, também conhecida como “verme do coração”, é uma doença difícil de ser tratada que causa cansaço, desmaios e convulsões principalmente em cachorros.
Já a leishmaniose, essa provocada por um protozoário chamado de leishmania, causa lesões cutâneas e subcutâneas severas, podendo evoluir para órgãos internos e levar os animais à morte.
A leishmaniose, também conhecida como “ferida brava”, pode ser transmitida de animais para humanos e seu principal vetor é o mosquito-palha, também chamado de tatuquira, birigui e por outros nomes. Porém, há suspeitas de que o Aedes aegypti também possa vetorizar a doença.
Portanto, mantenha os já conhecidos cuidados para evitar a proliferação do mosquito causador da dengue. Assim você estará protegendo toda a sua família, incluindo os pets!
Comentários estão fechados.