Desafio matemático: encontre o valor da equação ‘lagarta-relógio-flor’ para vencer
Que tal colocar os seus conhecimentos à prova? Não importa se a matemática não era o seu forte na escola, pois o que vale aqui é resolver a equação a qualquer custo.
Resolver equações, gravar fórmulas e desenhar gráficos. Essas três coisas eram muito frequentes na escola. Apesar de haver alguns fãs da matéria, o fato é que nem todo mundo gostava dessa rotina. Se esse período foi péssimo e você guarda lembranças ruins, tenha calma, pois o nosso objetivo hoje não é encontrar o valor de X.
Leia mais: Enigmas matemáticos – Desafios com respostas
Queremos que nos aponte quanto vale uma lagarta somada a uma flor e multiplicada por um relógio! Ficou confuso? Não se preocupe, pois iremos explicar como funciona esse nosso desafio matemático.
Encontre o valor final
Observe a ilustração abaixo e perceba a lógica presente entre as figuras. Não esqueça de analisar com calma!
Já conseguiu resolver o nosso desafio? Parabéns! Caso tenha demorado mais um pouco para entender e encontrar a resposta, ainda ficamos felizes com a sua vitória. Agora se ainda não tem certeza quanto ao número encontrado, tudo bem também! Anote o valor do seu palpite e observe abaixo o passo a passo para resolver a questão.
Resolução do teste matemático
Perceba que na primeira linha há três lagartas iguais (cinco partes de segmento e uma flor na cabeça). Como são idênticas, isso quer dizer que o valor delas também são iguais. Visto que 21 é divisível por 3, temos 7 como resposta. Por quê? Muito simples! Ora, 21 ÷ 3 = 7. Entendeu?
Já sabemos que a lagarta de cinco partes e uma flor a deixando mais bonita diz respeito ao 7, então nos resta descobrir o valor do relógio marcando 6h. Para isso, precisamos subtrair 7 do valor total que a figura nos informa: 19 – 7 = 12. Agora sabemos que os dois relógios valem 12! No entanto nós queremos saber o valor dele separadamente, certo? E como são iguais, podemos dividir por 2: 12 ÷ 2 = 6. Com isso, podemos afirmar que:
Com os resultados anteriores, nós podemos concluir que a lagarta é um 7 e o relógio marcando 6h é um 6, mas quanto vale a flor sozinha? Vamos substituir a figura e avaliar o resultado.
Somando 6 com 7, chegamos a 13. Quanto falta para chegar a 15? Ah, isso mesmo! A flor representa o 2.
E assim chegamos na última parte. Aqui é necessário atenção, hein? Achamos o valor de 7 para uma lagarta com cinco partes e uma flor que vale 2. Dessa forma, a lagarta de cinco partes sem a flor irá valer 5. Então agora nós podemos afirmar que cada parte da lagarta é referente a + 1. Quando ela tiver seis partes, valerá 6!
Agora vamos olhar para a flor? Perceba que uma está em cima da outra na imagem. Se apenas uma já vale 2, então duas valem 4, não é mesmo? Nas linhas anteriores, percebemos que o relógio marcando 6h representa um 6, logo um de 5 horas substitui o número 5! Observe agora como ficou a equação:
Nesse momento, sabemos que muitas pessoas se atrapalham e erram o resultado. Para solucionar o desafio é necessário lembrar que, ao menos em uma equação, primeiro é resolvida a multiplicação para depois entrarmos com a soma. Sendo assim, temos o seguinte:
6 + (4 x 5) = ?
6 + 20 = 26
Comentários estão fechados.