Descubra como conter o avanço da artrose com mudanças no estilo de vida

Boa parte das pessoas que procuram um especialista por incômodos nas juntas têm esse desgaste na articulação que causa dores e limita os movimentos. Entenda!

A artrose ou osteoartrose, como também é conhecida, é uma doença degenerativa que atinge, em sua maioria, os idosos. Sendo resultado do processo de desgaste das articulações, é uma condição bem comum, uma vez que, segundo estudo realizado pela Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED), cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem dessa patologia. Assim, confira como combater o avanço da artrose.

Leia mais: Hábitos cotidianos podem aumentar o risco de desenvolver câncer no rim

Evitando o desenvolvimento da artrose

Por se tratar de uma doença que afeta a qualidade das cartilagens do corpo, o paciente sente dores e dificuldade de movimentação em regiões como joelhos, pulsos, colunas e quadris. No entanto, diferente do que muitos pensam, é possível mantê-la sob controle. Confira abaixo algumas dicas de tratamentos que controlam a artrose.

  • Ter uma alimentação balanceada

Aqueles que convivem com a artrose devem evitar alimentos processados, dado que eles contém muito sódio em suas composições, gerando, assim, inchaço e aumentando a intensidade das dores. Portanto, busque incluir frutas e legumes como cebolas, maçãs, abacaxis e morangos em seu cardápio, já que possuem ação antioxidante. Com isso, auxiliam na estagnação da doença, além de proteger as células.

  • Praticar exercícios físicos regularmente

A obesidade e o sedentarismo são fatores que contribuem para o desenvolvimento da artrose. Por isso, o aconselhável é, com ajuda profissional, perder peso para diminuir a sobrecarga nas articulações e, dessa forma, minimizar as dores.

Assim, realizar alongamentos e outras atividades podem auxiliar no fortalecimento muscular, bem como no condicionamento físico, buscando trazer tranquilidade mental e física, corrigindo, assim, qualquer desequilíbrio no organismo.

  • Massagear a musculatura das juntas

Todos aqueles que foram diagnosticados com osteoartrose possuem uma musculatura bem rígida e dolorida. Por essa razão, massagens podem ajudar no relaxamento dos músculos tensionados afetados pela deterioração das cartilagens.

Assim, tal ação pode oferecer uma diminuição dos efeitos da dor e dar mais conforto ao paciente. Porém, é válido ressaltar que a atividade deve ser acompanhada e supervisionada por um profissional treinado e habilitado.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More