Conheça os grandes benefícios da própolis para a saúde

A própolis é uma resina produzida pelas abelhas que traz inúmeros benefícios para a saúde. Confira quais os benefícios da própolis!

A própolis é uma resina produzida naturalmente por abelhas. Ela é uma substância marrom, pegajosa e feita a partir da seiva de árvores com a saliva das abelhas. Ademais, ela também serve para construir, revestir e proteger as colmeias. No entanto, os benefícios da própolis se estendem também para os seres humanos.

Existem atualmente mais de 300 tipos de própolis diferentes que variam de cor entre o marrom (mais comum), verde ou vermelho. Ela também pode ser encontrada como extrato, pó ou na base de produtos cosméticos, pomadas e cremes.

Quase todos são feitos principalmente de polifenóis, composto com propriedades antioxidantes e que possui outras substâncias que apresentam muitos benefícios para o organismo, como:

Fortalecer o sistema imunológico

Uma das propriedades mais conhecidas é a sua ação antioxidante, anti-inflamatória, antiviral e imunomoduladora que fazem com que nosso organismo fique blindado contra infecções.

Por este motivo indica-se a própolis para auxiliar nos tratamentos contra infecções do sistema respiratório, pois pode ajudar quem sofre de amigdalite, gripes, resfriados e sinusites.

Ajuda na cicatrização

É uma realidade que a própolis é ótima no tratamento de queimaduras e ferimentos na pele: estudos comprovam que elas agem nas feridas impedindo a ação e proliferação de bactérias, fungos e leveduras.

Além da proteção, ela também acelera o processo de cicatrização, então recomenda-se passar própolis no tecido lesionado a cada três dias para tratar e restaurar pequenas queimaduras.

Contra herpes

Algumas pomadas para o tratamento de herpes na boca ou genitália já contém própolis na sua composição e isso ajuda a diminuir os sintomas e a cicatrizar mais rápido as feridas.

Pesquisas indicam que ao  aplicar própolis de 3 a 4 vezes por dia sobre uma ferida, o processo de cicatrização é mais eficaz do que com outros produtos específicos para a doença.

Trata aftas e gengivites

As propriedades antimicrobianas da própolis podem ajudar bastante quando estamos com aftas e gengivites, porque além de ajudar a combater também previne esses problemas. Ademais, é muito fácil utilizar: devemos somente fazer um enxague bucal.

Se você gostou dessas dicas, então clique aqui para ler mais artigos como esses!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More