Desperdício zero: 3 receitas para aproveitar todas as partes da beterraba

A beterraba é um vegetal extremamente nutritivo e que pode ser versátil na sua cozinha. Aprenda a utilizar todos os seus componentes e evite desperdício no dia a dia.

Você gosta de beterraba? O sabor doce e sua cor exuberante já são um atrativo por si só; porém, além disso, este também é um vegetal extremamente nutritivo, rico em proteínas, em vitaminas A, B1, B2, B5, C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês. É muita coisa que só faz bem ao corpo e à saúde! Veja só.

Leia mais: Suco de beterraba é excelente para reduzir naturalmente a pressão arterial

A maioria das pessoas prepara a beterraba descascando e aproveitando apenas a sua polpa, entretanto todas as partes desta raiz tuberosa podem ser aproveitadas. Continue a leitura e descubra três das principais receitas mais simples e deliciosas para fazer na sua casa no seu dia a dia mesmo.

Por que comer beterraba?

Este é um superalimento, logo o seu consumo deve ser estimulado. Além das vitaminas e nutrientes citados acima, este vegetal também é rico em fibras e em antioxidantes, como carotenoides e licopeno. E mais do que isso, as suas folhas também têm flavonoides. Estes auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce das células.

A beterraba também é uma forte aliada para quem pratica exercícios físicos, pois acaba melhorando a resistência muscular. Ademais, previne Alzheimer, Parkinson, depressão e pode ser melhorar a saúde do coração.

O vegetal só não é indicado para pessoas que sofrem com diabetes, devido à sua grande concentração de açúcar.

Receitas para aproveitar toda a beterraba

Sem mais delongas, vamos às receitas com beterraba.

As dicas foram publicadas pela geógrafa Alene na conta @afroecologia, disponível no Instagram.

Polpa

A polpa pode ser aproveitada de diversas formas, mas a mais usual é como uma deliciosa salada. Basta picá-la em cubinhos e temperá-la com limão, sal, cebola e alho. Você pode consumi-la cozinha ou crua. Vai do seu gosto.

Casca

A casca dela pode se transformar em uma deliciosa farofa para acompanhar o seu prato. Antes de qualquer coisa, lave-a com muita atenção, sobretudo se o vegetal não for orgânico. Lembre-se de que a beterraba cresce embaixo da terra! Pique as cascas bem pequeninas, em seguida refogue em uma panela com óleo (ou azeite ou qualquer outra gordura da sua preferência). Quando elas estiverem quase secas, acrescente um ovo e deixe-o fritar com a casca.

Por fim, acrescente a farinha de mandioca. Quando dourar, está pronto.

Folhas

As folhas se transformam em um delicioso bolinho para acompanhar a sua refeição ou mesmo para servir de aperitivo. Da mesma forma que foi feita com a casca, o primeiro passo é lavar tudo com muita atenção as folhas.

Em seguida, pique-as em pedaços bem pequenos. Tempere com cebola e alho moídos, acrescente um ovo cru e misture. Depois, adicione a farinha de trigo aos poucos para que a massa fique em ponto de hambúrguer.

Quando sentir que deu liga, molde os bolinhos como preferir e frite da frigideira ou na air fryer.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.