Devo declarar meu sistema de energia solar no Imposto de Renda?

Muitas dúvidas surgem acerca do que deve ou não deve ser declarado no Imposto de Renda.

Utilizar fontes de energia renováveis é uma forma de ajudar o meio ambiente e de poupar uma grana significativa a longo prazo. Isso, obviamente, no caso dos painéis solares fotovoltaicos. De fato, esse tipo de instalação está cada vez mais comum no território brasileiro. Todavia, o valor investido para obter esse tipo de energia é extremamente alto, partindo da casa dos 10 mil reais até cerca de 30 mil reais, no mínimo.

Leia também: Aposentados recebem isenção de uma parcela do Imposto de Renda?

Como esse investimento é grande, existe uma dúvida por parte da população: será que devo declarar meu sistema de energia solar no Imposto de Renda? De fato, acontece que os sistemas de energia solar fotovoltaica não enquadram-se na regra para a declaração do IR, uma vez que não são considerados bens móveis, mas benfeitorias ao imóvel. Ou seja, não é obrigatório declarar esse tipo de aquisição, mas é um tremendo benefício para aqueles que o fazem. Neste caso, você pode se questionar: Por quê?

Acontece que o valor de reformas e benfeitorias pode ser acrescido ao valor do imóvel na declaração, dessa forma, aumentando seu custo de aquisição. Portanto, trata-se da exclusiva situação na qual o proprietário pode aumentar o valor de seu imóvel informado na declaração, uma vez que isso é impossível quando se quer corrigi-lo pelo valor de mercado.

Também, isso é positivo quando o dono do imóvel for vendê-lo por um valor maior que o da aquisição, fazendo com que o lucro imobiliário seja menor, e, consequentemente, acabará pagando menos de renda sobre esse ganho de capital.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More