Dia da Bandeira – 19 de novembro

Comemora-se no dia 19 de novembro o dia da bandeira. Confira tudo sobre essa data:

0

Salve lindo pendão da esperança!
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.

Trecho extraído do Hino da Bandeira escrito por Olavo Bilac e música composta por Francisco Braga. Ele foi apresentando pela primeira vez em nove de novembro de 1906. Juntamente com a bandeira, as armas e o selo nacional, o hino faz parte dos quatro símbolos que representam nossa nação.

História do dia da Bandeira – 19 de Novembro

No dia dezenove de novembro comemora-se o dia da bandeira. Quatro dias após a proclamação da república que ocorreu no dia quinze de novembro de 1889, um decreto do governo instituiu que a data deveria ser referência para homenagear a recém-criada bandeira republicana.

O dia é marcado por festividades que celebram o grande símbolo da nossa nação, desfiles e comemorações cívicas são organizados em instituições públicas sempre acompanhados do hino da bandeira. Em sua letra, o hino exalta a beleza da nossa bandeira nacional e explica o seu significado.

Sempre nessa data as bandeiras que apresentam danos devem ser incineradas e substituídas por novas, o ato deve ser conduzido por militares. O desenho da nova bandeira foi idealizado por Décio Vilares em substituição a antiga bandeira do império, criada pelo artista Jean-Baptiste Debret a pedido do então príncipe regente D. Pedro I. Existem algumas divergências quanto à autoria da bandeira imperial, alguns historiadores acreditam que José Bonifácio de Andrada e Silva também participou de sua elaboração.

Muito mais do que um símbolo nacional, a nova bandeira representava o início de um novo ciclo no Brasil. O regime republicano em substituição a monarquia, demonstrava o desejo dos novos líderes do país em garantir autonomia e se afastar de qualquer intromissão estrangeira.

Apesar de D. Pedro I ter declarado a independência da nação em sete de setembro de 1822, a permanência de imperadores portugueses na condução do Brasil até o ano de 1889, prejudicava a construção de uma identidade realmente brasileira.

A nova bandeira continuou apresentando o campo verde e o losango amarelo, no lugar do brasão de armas imperial se desenharam o círculo azul ornamentado por estrelas brancas.

A frase estampada em nossa bandeira “ORDEM E PROGRESSO” foi idealizada por Raimundo Teixeira Mendes e seria referência para os novos rumos políticos do país. A república federativa buscaria alimentar na população um sentimento de patriotismo que deveria se alastrar por todas as regiões.

O lema ORDEM E PROGRESSO é uma expressão do positivismo derivada de uma frase do positivista francês Auguste Comte: “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”. A teoria positivista tem em suas bases ideais republicanos, que priorizam o desenvolvimento integral do ser humano.

Segundo essa corrente, o governo deve garantir aos cidadãos condições mínimas de dignidade como estabelecimento de normas que respeitem a vida humana, de salários dignos, direito a educação, etc. De acordo com essa corrente filosófica, o progresso é a única forma de garantir o desenvolvimento da humanidade.

Significado das Cores da Bandeira

A bandeira do Brasil faz parte dos quatro símbolos que representam a nossa nação, os outros três são: são as armas nacionais, o hino nacional e o selo nacional. As cores nela estampada não foram escolhidas de forma aleatória, cada uma contém um importante significado. As cores predominantes são o verde, o amarelo e o azul. Veja abaixo o que representa cada uma delas:

  • Retângulo Verde: como o nosso território contém extensas matas e florestas, nada mais justo utilizar essa cor para predominar em nossa bandeira. Alguns historiadores afirmam também, que a casa da família imperial era pintada de verde, dai sua utilização seria uma forma de homenagear D. Pedro I.
  • Losango Amarelo: simboliza as riquezas do país representadas pela abundância do ouro. Durante o período colonial, o metal foi vastamente explorado em nosso país. O ciclo do ouro trouxe significativas mudanças sociais e econômicas para o Brasil.
  • Esfera Azul: representa a beleza do nosso céu e os rios brasileiros.
  • Branco: simboliza o desejo pela paz.

As estrelas da bandeira do Brasil

As estrelas da bandeira nacional representam os Estados brasileiros e o Distrito Federal. A primeira bandeira era composta por vinte e uma estrelas, simbolizando os Estados: Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba do Norte (atual Paraíba), Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Município da Corte.

Até o ano de 1992 a bandeira tinha vinte e três estrelas, no dia onze de maio ela passou a ter 27 estrelas, inserindo os estados do Amapá, Tocantins, Roraima e Rondônia. A estrela maior que está colocada acima da faixa com os dizeres ORDEM E PROGRESSO representa o Estado do Pará, que no momento da idealização da bandeira era o maior território do nosso país próximo ao eixo equatorial.

Lorena Castro Alves
Graduada em História e Pedagogia

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.