Dia do veterinário: ‘Médico com V de Vida’

Este é o tema da campanha que comemora os 90 anos de regulamentação da profissão

“Médico com V de Vida”. Este é o tema da campanha lançada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), juntamente com os conselhos regionais da categoria (CRMVs), pela passagem do dia do Médico Veterinário, comemorado, há 90 anos, no dia 9 deste mês.

Para os organizadores, a motivação dos festejos para este ano é no sentido de “reforçar o conceito de saúde única, mediante a conexão entre as saúdes ambiental, animal e humana”.

De acordo com estudos, atualmente, os médicos veterinários atuam em mais de 80 áreas diferentes, como fiscalização, inspeção de produtos de origem animal, atendimentos clínicos de animais, além de ensino e pesquisa, perfazendo aproximadamente 240  mil destes profissionais, dos quais 182,3 mil em atividade.

Com atuação na área há três anos, o médico veterinário Carlos Vicente, goiano de Rio Verde, se dedica à clínica médica de pequenos animais, em especial, na área de internação. Durante o período inicial da faculdade, Vicente teve a oportunidade de trabalhar na área de saúde pública, na qual se especializou em diagnóstico por imagem, que abrange raio-X e ultrassonografia.

“Não tenha medo de ser curioso, de perguntar, e inclusive não tenha medo de errar. Fazer estágios durante a faculdade também é uma ótima forma de adquirir experiência prática e aprender com profissionais que já estão no mercado de trabalho”, acrescenta o jovem médico veterinário.

Já o também goiano Gabriel Guerra Albuquerque, de Goiânia, presta tributo ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) programa do MEC que financia o curso superior para estudantes que obtiverem melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Por meio dos estágios disponibilizados durante a graduação, Gabriel teve acesso a práticas valiosas em sua formação, como clínica geral, oftalmologia, cirurgia geral, nefrologia, ortopedia, cardiologia e dermatologia. Hoje, o hospital veterinário de sua propriedade, na capital goiana, é um resort para pets, além de hotel e creche para cães.

Áreas mais concorridas da Medicina Veterinária:

  • Prática clínica e cirúrgica de animais de todas as espécies;
  • Vigilância sanitária de estabelecimentos com animais ou produtos de origem animal;
  • Área acadêmica, seja na direção ou como professor;
  • Abate e preparação (assim como higiene) de frigoríficos;
  • Supervisão, análise e consultoria em indústrias;
  • Zoológicos e parques ambientais e aquáticos;
  • Centros de recuperação de animais silvestres;
  • Centros de Controle de Zoonoses;
  • Empresas e órgãos do ramo agropecuário;
  • Fabricação e controle de medicamentos;
  • Suporte aos animais em testes experimentais feitos pela medicina.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.