Gestante? Veja quais adoçantes você pode consumir!
Fique atenta aos estudos que dizem quais tipo de adoçantes você, gestante, pode consumir com segurança
O mercado oferece muitas opções de adoçantes elaborados à base de stévia, xilitol, taumatina e sucralose, mas sempre há aquela dúvida se realmente é a melhor opção. Se essa dúvida existe para várias pessoas sem nenhuma condição, imagina para as gestantes? É permitido consumir durante a gestação? Veja a seguir o que os estudos mostram.
Leia mais: Estudo aponta que fazer dieta no início da gravidez reduz risco de diabetes gestacional
Muitos estudos atuais mostram que alimentos que contém adoçantes, assim como algumas bebidas, são sim seguros e permitidos durante todo o período gestacional. No entanto, é fundamental que haja um certo cuidado, pois algumas pesquisas mostram alguns malefícios para qualquer organismo.
Diabetes durante a gestação
Tem se tornado cada vez mais comum que as mulheres grávidas desenvolvam diabetes nesse período. Logo, com isso, é importante uma atenção dos profissionais para essa questão na hora do tratamento.
Além disso, caso não haja o tratamento do diabetes gestacional (DMG) correto, a saúde da mãe e o desenvolvimento do feto podem ser comprometidas.
Ainda hoje há muitas discussões a respeito do tema, mas também não deixa de ser uma substituição do açúcar. Com isso, é necessário que haja mais estudos que façam a comprovação da segurança do uso de adoçantes na gestação.
Adoçantes aprovados
A sociedade de médicos que conta com grande reconhecimento permite o uso de alguns adoçantes no período gestacional, no entanto deve haver a moderação.
- Sucralose e stévia
A análise que foi feita na Unifesp considera essas opções viáveis durante a gestação, no entanto o recomendado por eles é que se use apenas caso haja uma necessidade de controle de peso ou de diabetes.
- Xilitol
Esse tipo de adoçante, por exemplo, é observado como uma opção segura do seu consumo durante a gravidez e de amamentação, e pode sim ser substituído pelo açúcar.
- Aspartame e Neotame
São duas opções de adoçantes em produtos industrializados, por isso, devem observar o seu consumo e evitá-los também. O consumo recomendado é de 40mg por quilo de peso ao dia.
Comentários estão fechados.