Batata-doce: Diabéticos podem comer? Saiba como isso afeta sua saúde

Dentro das restrições alimentares dos diabéticos, existem algumas dúvidas do que se pode ou não comer. Saiba mais!

Não é novidade para ninguém que os diabéticos precisam fazer algumas restrições alimentares. No entanto, existem muitas dúvidas sobre o que pode ou não comer dentro dessa dieta restritiva. Portanto, acompanhe a leitura e confira se diabéticos podem comer batata-doce!

Leia mais: Descubra como sua alimentação pode prevenir doenças como depressão

Diabéticos podem comer batata-doce?

Pessoas diabéticas podem sim consumir batata-doce desde que o façam com equilíbrio. Segundo especialistas, consumir batata-doce junto a uma “proteína boa” traz saciedade e ainda equilibra o índice glicêmico do paciente diabético.

Porém, vale lembrar que quem tem diabetes deve evitar, no seu cotidiano, os açúcares de modo geral. Seja doce, chocolate, farinha branca, pão ou qualquer alimento ultraprocessado. Logo, o ideal é sempre priorizar os alimentos naturais, ricos em fibras, como frutas, cereais integrais, gorduras boas, carnes magras.

Benefícios da batata-doce para a saúde

A batata-doce é rica em carboidratos, fibras, vitamina A, vitamina C, vitaminas do complexo B e minerais, além de possuir um seu baixo teor de gordura e ser uma excelente ótima fonte de antioxidantes, como o betacaroteno e antocianinas. Estes antioxidantes, ajudam na proteção das células contra os efeitos dos radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento precoce.

Porém, é importante consumir a batata-doce cozida e com a casca, pois assim ela equilibra a saúde do seu intestino, te auxilia na prevenção e controle da diabetes, além de te ajuda a ganhar massa muscular e a perder de peso. Entretanto, graças a esses benefícios, é natural pensar que o consumo desse alimento não tenha nenhuma contraindicação e de fato não tem.

Por ser um alimento de baixo índice glicêmico, ela auxilia na diminuição da velocidade em que o corpo absorve o açúcar depois das refeições. Desta forma, evita-se os picos de glicose no sangue. Todavia, vale ressaltar que nada em excesso faz bem, então deve-se controlar o consumo de batata-doce. Afinal, a batata é rica em carboidratos e é essencial consultar um nutricionista na hora de montar sua dieta para manter o equilíbrio nas refeições.

Este artigo não apresenta soluções para problemas médicos ou psicológicos. Consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More