Quantos dias é possível atrasar uma dívida antes dela negativar?

Confira quantos dias é possível atrasar uma dívida antes dela negativar o seu nome nos órgãos de crédito.

O Código de Defesa do Consumidor não estipula um prazo para que empresas credoras possam colocar o nome do inadimplente nos órgãos de restrição ao crédito, como o SPC e o Serasa. Ou seja, isso significa que, se a dívida estiver vencida há um dia, o consumidor já pode entrar na lista de devedores do SCPC.

Saiba mais sobre quantos dias de atraso são necessários para que apareça o nome na lista do SPC.

Leia mais: Saiba como quitar suas dívidas e aumentar o score do Serasa;

Informações importantes sobre o atraso de dívidas

Como dito anteriormente, o Código de Defesa do Consumidor não determina um prazo para que a empresa credora precise cumprir, antes de colocar o nome do inadimplente nos órgãos de proteção ao crédito. Porém, por conta da “política de bom relacionamento”, sabendo que muitas pessoas pagam suas contas com pequenos atrasos, é estipulado um prazo de 30 dias antes da notificação aos órgãos correspondentes.

Para que haja a negativação, é preciso que o inadimplente seja comunicado pelo SPC, ou pelo Serasa. Os órgãos de proteção possuem até 5 dias para comunicar o cliente – podendo ser feita pelos correios, SMS, e-mail, ou ligação telefônica.

Caso não haja a quitação do débito, seu nome é incluído na lista do SPC de inadimplentes. Uma vez notificado, o devedor possui até 10 dias para contatar o credor e regularizar sua situação.

Depois do pagamento da dívida, em quanto tempo seu nome estará limpo

Caso ocorra o cumprimento do prazo e sua dívida tenha sido quitada, ou negociada, a empresa credora possui até 5 dias para fazer a retirada do seu nome da lista de inadimplentes. Isso deverá ocorrer mesmo a partir da primeira parcela do valor, ou da quitação completa da dívida.

Além da retirada do nome, é necessário que o credor disponibilize um comprovante ou recibo que ateste o pagamento da pendência. Caso seu CPF continue negativado, você precisará contatar a empresa solicitando a baixa imediata do seu nome no sistema.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More