Dicas certeiras para limpar a esponja da cozinha de forma correta

Saiba como manter a esponja de lavar louças limpa de forma adequada.

A proliferação de bactérias e fungos na esponja de lavar a louça pode ser bem grande caso você não higienize esse objeto da maneira correta e, consequentemente, você e sua família podem ter problemas de saúde. Por isso, separamos algumas dicas de como limpar a esponja da cozinha adequadamente. Confira!

Leia mais: Benefícios do espinafre: vegetal previne asma, hipertensão e outras doenças

Como limpar a esponja da cozinha corretamente?

1. Use detergente

Há quem use sabão líquido e tem também quem use o sabão em barra na esponja, porém isso não está certo. Isso porque o detergente é a única substância que deve ser utilizada na esponja para fazer com que os microrganismos fiquem bem longe dela.

2. Sempre remova o detergente por completo

Quando você terminar de usar a esponja, sempre lave-a em água corrente para remover completamente o detergente. Para isso, lave, enxágue e pressione a esponja em sua mão até que não tenha mais formação de espuma. Finalmente, deixe que ela descanse no escorredor para ficar bem sequinha.

3. Você pode utilizar água fervendo

Outra forma de eliminar microrganismos da esponja é através do calor. Caso opte por fazer isso, encha uma panela de água e leve ao fogo, e quando ferver, adicione a esponja e aguarde 10 minutos. Desse modo, ela ficará totalmente livre de fungos e bactérias.

4. Desinfetando a esponja com água sanitária

A água sanitária é um produto potente quando se fala em remoção de microrganismos em ambientes domésticos. Por isso, prepare uma solução com 1 litro de água para 1 tampa cheia de água sanitária.

Com a solução pronta, coloque a esponja de molho e aguarde cerca de 15 minutos. Finalmente, enxágue bem em água corrente para retirar todos os resquícios de água sanitária e coloque-a para secar em um local bem arejado.

Dica: Troque a esponja da cozinha regularmente

Se você usa a esponja muitas vezes durante o dia, o ideal é que a troca seja realizada toda semana. Porém, se você percebe que ela se mantém íntegra por mais tempo, pode trocá-la a cada duas semanas, no intuito de garantir a limpeza adequada da sua louça e também de proteger sua saúde.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More