Dicas simples para cultivar hibisco

O hibisco é uma planta com lindas flores que são utilizadas em chás medicinais

Por ter flores com cores chamativas e grandes, essa planta é bastante estimada para ornar jardins e áreas externas. No entanto, elas também são procuradas pelos seus benefícios à saúde, sendo consumidas popularmente na forma de infusões ou chás. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como cultivar hibisco.

Benefícios do chá de hibisco

O hibisco comumente utilizado para consumo pertence à espécie Hibiscus sabdariffa, caracterizada pelas flores com grandes pétalas de tom vermelho intenso. Essa espécie é totalmente comestível (desde o caule a seus frutos), enquanto outros tipos de hibisco contêm alto níveis de toxinas, não sendo recomendados para consumo.

A planta possui propriedades medicinais, como:

  • Auxiliar na digestão e retenção;
  • Atua na pressão arterial;
  • Antioxidante e anti-inflamatório;
  • Diminui a ansiedade;
  • Preserva a visão.

Isso acontece pois o chá é uma fonte de vitamina A, B e C, magnésio, potássio, ferro, antocianinas e polifenóis.

Sobre o cultivo

Essa planta já está adaptada ao clima tropical do Brasil, portanto, seu cultivo não é trabalhoso. Você pode plantar o hibisco em qualquer época do ano, mas seu desenvolvimento principal acontece no verão e primavera.

Suas raízes podem crescer muito – precisando de bastante espaço para se desenvolver – então dê preferência a planta-la em jardins ou em grandes vasos que atendam a 40cm de profundida e largura.

Quando a terra, ela não é muito exigente e você pode utilizar substrato mais leve, com musgos e pH neutro. No entanto, dê atenção a adubação dessa terra, que deve ser feita a cada 4 meses e tomando cuidado para não sufocar a planta com quantidades grandes de adubo químico.

O hibisco pode ser plantado em áreas externas ou internas, respeitando suas necessidades de bastante luminosidade e áreas quentes. Assim, a planta deve receber pelo menos 8 horas de luz solar direta, todos os dias.

A rega deve ser feita de 3 a 4 vezes na semana e preferencialmente com água em temperatura ambiente, pois essa planta não suporta água (ou clima) fria. Ademais, se atente a drenagem do vaso, que deve fluir bem para não atrapalhar o desenvolvimento do hibisco.

Então, agora que você tem as dicas de como cultivar hibisco, que tal passar essas dicas adiante compartilhando este artigo.

Gostou dessas dicas e que ler mais textos como esse? Basta clicar aqui!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.