Golpes de estelionato no WhatsApp ocorreram mais uma vez

Golpes pelo aplicativo de celular deixa usuários aflitos sobre a sua segurança no app

O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados no Brasil. Sua popularidade cresce a cada dia por causa da sua facilidade de enviar mensagens e transações bancárias. Sendo assim, os golpes de estelionato no WhatsApp, consequentemente o número de casos de golpes pelo aplicativo é crescente a cada dia. Criminosos utilizam técnicas para burlar a segurança dos aplicativos e também usam o lado afetivo para aplicar os golpes.

De acordo com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), registrou-se 153 crimes cibernéticos em 2021. A Polícia Civil de Pernambuco orienta que a vítima de crimes cibernéticos deve registrar um boletim de ocorrência. As denúncias são fundamentais para a polícia identificar e prender responsáveis por esses golpes.

Idosos são os que mais caem em golpes.

Os Idosos é a faixa etária mais propensa a sofrer por golpes cibernéticos devido a evolução tecnológica que muitos não conseguem acompanhar. Muitos estelionatários têm escolhido os idosos para serem vítimas de seus golpes pois confiam mais nas pessoas e têm capacidade reduzida de compreender os riscos tecnológicos.

As ocorrências de crimes organizados pela internet estão subindo porque os criminosos estão conseguindo grandes recompensas financeiras, com pequenos custos para cometer o crime. Criminosos usam o lado afetivo para aplicar golpes em idosos, se passando por alguém da família para receber transferências bancárias.

Como evitar golpes cibernéticos.

Nunca deve partilhar o seu código de verificação do WhatsApp enviado por SMS com terceiros, nem mesmo com amigos ou família. Se suspeitar que outra pessoa está a utilizar a sua conta do WhatsApp, deverá notificar a sua família e amigos, porque essa pessoa poderá fazer-se passar por si em conversas e grupos.

No WhatsApp, ative a confirmação em duas etapas, isso pode ser feito na configuração do aplicativo. Jamais compartilhe informações pessoais a pedido de ninguém pelo WhatsApp e não instale apps de terceiro.

Por fim, desconfie sempre de contatos solicitando quantias muito altas, não transfira valores para contatos que não tenha certeza totalmente.

Então, agora que você já sabe sobre os golpes de estelionato no WhatsApp, melhor ficar sempre atento!

Gostou desse post? Quer saber mais? Confira: Descubra se a sua conta foi hackeada usando este novo recurso do Google.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More