Dicas de como manter o cérebro afiado independente da idade

Estudos comprovam que a memória começa a diminuir após os 30 anos. Confira aqui como treinar o seu cérebro.

Assim como os outros órgãos existentes em nosso corpo, o cérebro também vai envelhecendo com o passar dos anos. Porém, com esse envelhecimento vem o declínio da memória e, então, começam os tão comuns esquecimentos. Mas o que muitas pessoas não sabem é que existem dicas ótimas para treinar o cérebro e fazer com que a memória continue ativa, demorando mais para que esse envelhecimento aconteça.

Leia mais: Conheça 5 alimentos que vão melhorar o funcionamento do cérebro

Os cientistas apontam que o cérebro começa a envelhecer por volta dos 30 anos. Por isso, eventos como esquecer nomes, palavras que estavam na ponta da língua ou onde deixou objetos se tornam ainda mais comuns. Já o raciocínio mais lento e dificuldade no processamento de informações são mais comuns por volta dos 60 anos. Porém, os hábitos de vida podem influenciar bastante nisso e fazer com que se torne mais difícil que o indivíduo tenha doenças como o Alzheimer e a demência vascular.

Dicas para manter o cérebro afiado

Siga essas dicas e faça com que seu cérebro funcione de uma forma ainda melhor por muito mais tempo:

Manter conexões sociais

Segundo especialistas, as pessoas que relataram viver rotinas solitárias tiveram mais perdas cognitivas ao longo do tempo. Por isso, cultivar uma rede de relacionamentos sociais é algo muito importante para manter o funcionamento do seu cérebro em dia.

Praticar exercícios físicos 

Diversos são os benefícios que a prática de exercícios físicos traz para o nosso corpo, entre eles: melhora a irrigação sanguínea, melhora a oxigenação no cérebro, modula os níveis de neurotransmissores ligados ao humor e ao bem-estar, previne doenças cardiovasculares, ajuda a controlar o estresse etc. Por isso, uma pessoa que tem uma rotina ativa e pratica muitos exercícios físicos costuma ter seu cérebro também “em forma”.

Relaxar

O estresse é um dos fatores principais que causa a destruição de neurônios e, além disso, provoca alteração no cérebro, o que pode ocasionar diversas coisas negativas em nosso organismo. Por isso, ter uma hora para relaxar e esquecer um pouco da rotina é algo essencial para manter um bom funcionamento do cérebro.

Dormir bem 

Durante a noite, o cérebro possui uma espécie de sistema de autolimpeza que é ativado durante o sono e ajuda a eliminar toxinas do sistema nervoso central, o que é muito importante para o nosso corpo, além de prevenir doenças como Alzheimer.

Esperamos que essas dicas te ajudem!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.