Dicas para se destacar nos concorridos processos seletivos
De fato não existem regras ou fórmulas mágicas que possibilitem uma contratação imediata, porém, é possível buscar formas de se diferenciar da concorrência.
Construir uma carreira profissional de sucesso se tornou um dos principais desafios da atualidade. Empresas de pequeno, médio e grande porte se tornaram muito seletivas e passaram a desenvolver processos muito elaborados de contratação, que englobam uma série de exigências.
Os gestores procuram habilidades específicas nos entrevistados, mesmo antes de se comunicarem com os seus possíveis colaboradores. Mas há ainda empresas que se prontificam a escutar quais são as qualificações pessoais do profissional, com o intuito de serem convencidas de que realmente é capaz de ocupar o cargo desejado.
Quando um candidato é convocado para participar de um processo seletivo, ele deve encarar como uma chance única de ingressar no mercado de trabalho, isso para que deixe de lado a insegurança e consiga se destacar entre os seus concorrentes. Os esforços devem se direcionados a convencer seu possível chefe de que realmente é capaz de atender com eficiência as expectativas da empresa.
Qualquer profissional que tenha o interesse de alcançar um bom trabalho deve se atentar a essas questões. Isso porque o mercado passa por diversas mudanças, e cada vez que um novo padrão é estabelecido, aumentam as exigências das empresas em relação às competências do candidato. Estas competências devem estar em sintonia com as características que as organizações possuem, adquiriras principalmente através dos avanços tecnológicos.
Diante destas mudanças, ficou ainda mais difícil obter uma vaga no mercado de trabalho. A alta competitividade faz com que as empresas realizem processos amplamente criteriosos, pois a demanda é muito maior que a oferta. Mas afinal, o que essas empresas buscam exatamente dos candidatos? Por que tantas dificuldades no processo seletivo? Será mesmo que o recrutamento é justo para todos os concorrentes? Esses questionamentos se tornaram muito comuns na sociedade e fazem com que muitos candidatos desistam de participar de processos seletivos por conta das dificuldades das etapas.
De fato não existem regras ou fórmulas mágicas que possibilitem uma contratação imediata, porém, é possível buscar formas de se diferenciar diante da ampla concorrência. Confiar em si mesmo, demonstrar força de vontade e comprometimento pode fazer com que esse processo seja mais fácil, mesmo que sua bagagem profissional não seja extensa.
Além disso, é preciso que o candidato saiba que o novo perfil delineado pela organização, engloba características que são extremamente importantes para o novo contexto empresarial, sendo que as principais delas são iniciativa, criatividade, espírito empreendedor, proatividade, capacidade de trabalhar em equipe, bom relacionamento interpessoal, visão de negócios, foco no cliente e muito mais.
Essas qualidades revelam a sua garra, anseio de crescimento e disposição para adquirir novos conhecimentos. Além dessas sugestões, selecionamos mais sete dicas essenciais para que você reajuste sua forma de agir durante a execução das etapas do seletivo e consiga se destacar. Confira abaixo e passe a colocar em prática.
1 – Obtenha uma vantagem competitiva
Se o seu objetivo é alcança uma vaga específica no mercado de trabalho, tenha como aliadas algumas vantagens competitivas, pois as mesmas se referem aos seus pontos fortes em relação aos outros concorrentes. Pode ser que você já tenha adquirido essas habilidades ao longo de sua formação acadêmica ou até mesmo com as suas experiências profissionais anteriores, mas caso ainda não tenha encontrado o seu diferencial, ainda está em tempo de desenvolvê-lo. As principais características que são consideradas vantagens competitivas são: habilidades no relacionamento humano, facilidade de se comunicar ou se expressar, visão empreendedora e muitas outras.
2 – Seja Comunicativo
Você já parou para pensar na forma que se relaciona? As pessoas conseguem entender as suas intenções quando se comunica com elas? Como desenvolve o seu trabalho em equipe? Ser eficiente na comunicação pode abrir muitas portas no mercado de trabalho, visto que é à base de qualquer organização. A capacidade de gerenciar informações é um requisito fundamental que pode fazer de você um candidato diferenciado em um processo seletivo.
3 – Mostre Disposição
Para que você convença um recrutador que é capacitado o suficiente para ocupar determinada vaga, é necessário que tenha disposição. Para tanto, vista a camisa da organização, mostre que é um profissional proativo e interessado. Além disso, esclareça com precisão porque a vaga é importante para você.
4 – Seja Positivo
Para que o recrutador sinta empatia por você, é essencial que tenha o espírito de vencedor, ou seja, que confie em si mesmo. A todo o momento sua postura é avaliada e aqueles que demostram confiança na oferta, possuem mais chances de serem bem sucedidos.
5 – Busque ser transparente
Um fator muito importante na hora de buscar uma oportunidade de emprego é ter em mente os seus objetivos profissionais. Muitos candidatos se desesperam para alcançar uma vaga e omitem informações ou demonstram ser o que não é para os recrutadores. É claro que isso também pode acontecer por parte da empresa, quando à mesma vende promessas de ganhos ilusórios apenas para que o candidato aceite o emprego. Para que esses erros de comunicação não aconteçam, é necessário que ambos sejam transparentes no momento da entrevista, de modo que sejam esclarecidas todas as dúvidas e ainda seja confirmado se realmente será um bom negócio para todos os envolvidos.
6 – Elabore um bom currículo
Mesmo que de forma indireta, o seu currículo é o primeiro contato que o recrutador terá com você. Portanto, tenha bastante atenção ao formulá-lo. Verifique se as informações constadas no documento são realmente importantes para o cargo. Além disso, se atente a sua formatação. Prefira fontes tradicionais e uma folha branca. Outra dica é que se atente aos erros de português ou digitação, pois pode ter passado algo despercebido. Esses fatores podem determinar o interesse inicial do gestor pelo seu perfil.
7 – Se prepare para a entrevista
As experiências de trabalho anteriores ainda são consideradas muito importantes no momento da contratação. Foi chamado para uma entrevista? Então a encare como uma oportunidade de enfatizar os seus pontos fortes. Fale das situações difíceis que já teve que enfrentar e como conseguiu resolvê-las. Desta forma, os gestores vão perceber que você realmente está familiarizado com o cargo e que é capaz de lidar com os mais diferentes imprevistos.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.