Esses 5 passos podem tornar a volta às aulas mais tranquila do que nunca
Seguir algumas dicas facilita, e muito, a administração da volta às aulas.
O processo de volta às aulas nunca é fácil, principalmente quando envolve crianças. Devido à grande dependência de seus responsáveis, os pequenos precisam de um porto seguro para auxiliá-los nesse momento. No entanto, muitos não fazem a mínima ideia de como esse processo pode ser facilitado. Por isso, hoje trazemos 5 dicas para volta às aulas mais qualificada. Então confira.
Facilite a sua vida e a da sua criança tomando essas atitudes
Confira agora o que se deve fazer para tornar o processo de volta às aulas mais tranquilo e natural possível:
Apresentar a realidade
Bom, para que seu filho entenda como será o ambiente e absorva-o da melhor forma, é fundamental abrir o jogo com ele. Descrever o funcionamento do mundo acadêmico é a melhor forma de fazê-lo encarar a realidade. Aliás, é importante sempre falar dos prós e contras e sempre incentivá-lo a se interessar pela escola.
Definir rotinas de forma conjunta
É imprescindível manter uma rotina para manter a criança disciplinada. Inclusive, o processo de criação de rotina traz mais resultados quando realizado em conjunto. Isso mesmo, exija a participação do seu filho na criação de rotinas para que ele se sinta responsável em cumprir aquilo.
Acompanhar as crianças
A sensação de segurança dos pequenos é fundamental para que eles se sintam à vontade no ambiente escolar. Portanto, estar sempre junto deles é de suma importância para que se sintam confortáveis. Levar e buscá-los no início das aulas é libertador para eles, então pratique.
Estimular o contato com os amigos
Para não expor as crianças à sensação do desapego involuntário, é necessário que o contato com os amigos que não estudam mais com eles seja mantido. Fazendo isso, a criança vai passar a encarar mudanças com mais naturalidade, o que traz mais coisas boas que ruins. Além disso, incentivá-la a fazer novas amizades também é um passo importante que fará a volta às aulas ser mais divertida.
Conversar sobre inseguranças
Por último, mas não menos importante, ter uma conversa franca com seu filho, sobre medo e insegurança, é de grande valia para facilitar o processo. Isso porque ele se sentirá mais aliviado quando desabafar com você, além de se sentir mais confiante após ouvir seus conselhos. É importante dizer que a conversa deve ser feita sem julgamentos, justamente para manter a criança confortável em se abrir.
Comentários estão fechados.