É hora de economizar! Aprenda a gastar menos na compra de material escolar

Separamos abaixo sete dicas simples para que você gaste menos com a lista de materiais escolares, tão temida nesta época do ano.

Chegamos àquela época do ano de novo: início do ano letivo. O período é sempre acompanhado de muita ansiedade dos alunos e dos pais. Os primeiros pela volta às aulas e os segundos pela caríssima lista de material escolar.

É comum que os pais se queixem de gastar muito dinheiro com os apetrechos que os filhos usarão no ano letivo. Afinal, material escolar é realmente muito caro quando se coloca tudo na ponta do lápis: livros didáticos, canetas, cadernos, mochilas e tudo mais.

Separamos aqui sete maneiras de você gastar menos com essa lista de itens em 2023. É hora de economizar! Vamos lá?

7 maneiras de gastar menos com material escolar

Veja se dá para aproveitar algo do ano passado

Muito do que foi comprado no ano passado ainda dá para usar neste ano: canetas, mochila, estojo, fichário e lápis de cor, por exemplo. Calcule mais ou menos quanto tempo ainda duram esses itens e programe-se para comprar nos próximos meses.

Passe um pente fino na lista

Dê uma olhada cuidadosa em todos os itens da lista. Saiba que, pela Lei Federal nº 12.886/2013, a escola não pode pedir itens de uso coletivo, como papel higiênico, resma de folhas, copos descartáveis e produtos de limpeza.

Antes da matrícula, peça para ver a lista de material escolar

Esta dica é mais para evitar alguma surpresa desagradável no início do ano letivo. Antes de fechar a matrícula, peça para ver o tipo de materiais que a escola usará nos próximos meses para já se programar.

Compre onde achar melhor

Uma coisa muito importante: a escola não pode ditar onde você comprará o material escolar do seu filho. Muito menos exigir que os itens sejam adquiridos dentro da instituição de ensino. Ela pode apontar onde é mais fácil ou onde julga ser mais barato. Mas, no fim, a escolha é dos pais!

Pesquise muito – e pechinche no final! 

Assim como você faz para comprar seu iPhone ou sua camiseta, pesquise em todas as lojas possíveis os materiais. Você pode comprar um item mais barato em um e outro, em outra. Não deixe de pechinchar e negociar um desconto, principalmente se você for comprar muito da lista de material escolar em um só lugar.

Deixe os filhos em casa

Esta dica é primordial: deixe seu filho em casa. A tendência é que eles queiram levar um punhado de itens que não estão na lista de material escolar, ou então optar por alguns itens que são “a moda” entre os colegas.

Sempre que possível, pague à vista

O pagamento à vista, quase sempre, te garante mais descontos. Ao contrário, o parcelamento tende a ser mais oneroso no seu bolso, com juros e acréscimos muitas vezes injustos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.