Mudanças na alimentação podem aumentar em até 13 anos sua expectativa de vida, defende estudo

Um estudo observou que é importante repensar na dieta como uma maneira de aumentar a longevidade das pessoas.

Estudos apontam as consequências positivas para as pessoas que optam por mudar a sua dieta ocidental típica, adotada por grande parte da população. Para isso, é necessário priorizar os grãos, as frutas e os legumes, mudando a alimentação no que diz respeito ao consumo de carnes vermelhas e alimentos industrializados, por exemplo, para ter uma maior longevidade.

Leia mais: Veja quais são os benefícios de diminuir o açúcar na sua alimentação

De acordo com uma pesquisa feita pela revista americana PLOS Medicine, homens e mulheres podem aumentar sua expectativa de vida mantendo uma dieta ideal.

Dieta balanceada e benefícios de longevidade

Com isso, uma mulher que mantém uma alimentação saudável desde os 20 anos de idade pode aumentar sua longevidade em mais ou menos 10 anos. Da mesma forma, os homens também aumentariam em torno de 13 anos seu tempo de vida.

É de conhecimento geral que uma alimentação balanceada só traz benefícios, no entanto, não há restrição de idade para isso. Dessa forma, uma dieta equilibrada também prolonga a vida das pessoas mais velhas. Ainda segundo a pesquisa, uma mulher a partir dos 60 anos pode aumentar sua expectativa de vida em até 8 anos.

Além disso, David Katz, especialista em medicina de estilo de vida, acrescenta que “a noção de melhorar a qualidade da dieta para reduzir o risco de doenças crônicas e a morte prematura é conhecida há muito tempo, e é lógico que menos doenças crônicas e mortes prematuras signifiquem uma maior expectativa de vida”.

Optar por uma dieta saudável

Contudo, é verdade que o corpo humano tem necessidades diferentes nas diversas fases da vida. Com isso, para mulheres mais maduras, a partir dos seus 40 anos, por exemplo, se torna necessário aumentar a ingestão de cálcio, potássio, vitamina D e B12.

Além disso, é possível consumir essas vitaminas apenas por via alimentar ou, caso haja necessidade, suplementando com orientação médica. Sendo assim, só há vantagens em escolher alimentos que são mais saudáveis e também possuem outros nutrientes naturais.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More