Dieta para tratamento do câncer: veja como uma alimentação saudável pode ajudar no combate aos efeitos colaterais
Embora seja um caminho importante para a cura do câncer, a quimioterapia pode gerar efeitos colaterais devastadores, mas que podem ser cuidados.
Tratar um câncer é uma tarefa delicada e que exige muita coragem dos pacientes, afinal, os procedimentos para a cura são agressivos ao nosso organismo. Entretanto, cuidar da alimentação pode aliviar esse processo e gerar bem-estar o suficiente para que o paciente consiga prosseguir. Por isso, separamos aqui algumas informações relevantes sobre a importância da dieta para o tratamento do câncer. E, também, sobre como a alimentação pode ser aliada de pacientes com câncer.
Leia mais: Alimentação Saudável: Saiba o que são alimentos antioxidantes e como eles turbinam a saúde.
Quais são os efeitos da quimioterapia?
Atente-se que neste momento estamos a falar sobre a alimentação como uma ferramenta para ajudar o corpo a resistir ao tratamento do câncer. Isso porque é possível encontrar na internet uma série de artigos de caráter duvidoso que apresentam alguns alimentos como o tratamento efetivo da doença. Por isso, é sempre bom lembrar que o tratamento exato para cada tipo de câncer deve ser aquele que o médico indica.
Entretanto, já existem diversos estudos que apontam a relevância de uma boa alimentação para o combate aos efeitos colaterais do tratamento. Por exemplo, os efeitos avassaladores da quimioterapia incluem queda de cabelo, feridas na boca, náuseas, fraqueza corporal e muito mais.
Da mesma maneira, a radioterapia também pode gerar uma série de desconfortos intensos no paciente, como a perda de apetite, fadiga e cefaleias. Isso sem falar dos sintomas que compartilha com a quimioterapia, como a queda de cabelo e as feridas na boca.
O que comer durante o período de quimioterapia?
O A. C. Camargo Centro Integrado de Diagnóstico, Tratamento, Ensino e Pesquisa criou um guia rápido que apresenta a importância da alimentação durante a quimioterapia. No caso, alerta-se sobre a importância de estar com o corpo forte para sustentar o procedimento, e para que o mesmo surta mais efeito.
Desse modo, na dieta para o tratamento do câncer, as frutas e verduras são a grande recomendação dos especialistas, com ressalvas para frutas muito ácidas. Entretanto, é inegociável a presença da proteína vegetal e animal para que o corpo desenvolva força e esteja com quantidades de ferro e fibras suficientes. Ademais, outro ponto de muita importância é a hidratação, visto que os vômitos como efeito colateral da quimioterapia irão desidratar o corpo.
Comentários estão fechados.