Alimentação saudável: Saiba o que são alimentos antioxidantes e como eles turbinam a saúde

Você vai se surpreender com os benefícios dos alimentos antioxidantes para a saúde.

Uma boa nutrição é fundamental para a prevenção de diversos problemas de saúde. Nesse sentido, os alimentos antioxidantes exercem ações bem específicas que influenciam muito no estado nutricional. Por isso, confira agora quais são esses alimentos e seus principais benefícios.

Leia mais: Café é mais saudável que energético?

Alimentos com ação antioxidante

Os alimentos antioxidantes são aqueles cuja composição inclui alguns compostos que combatem substâncias produzidas pelo corpo conhecidas como radicais livres, que são danosos para as células e contribuem para o surgimento de doenças como o câncer, por exemplo.

Por outro lado, os antioxidantes neutralizam esses compostos e protegem o corpo das possíveis agressões que seriam desencadeadas. Por isso, a alimentação é fundamental para manter os órgãos saudáveis e prevenir doenças.

Como incluir alimentos antioxidantes na rotina?

As principais fontes desses compostos são as frutas e os vegetais. Portanto, você deve investir no consumo de saladas cruas e cozidas, assim como em mixes de frutas e oleaginosas. Finalmente, veja algumas opções de alimentos para incluir no seu dia a dia:

1. Açaí

O composto antioxidante presente no açaí é a antocianina, responsável pela cor roxa dessa fruta. Você pode consumir o açaí batido com frutas ou junto com peixes e farofa, como é bem comum no Norte do Brasil. Além disso, alguns dos outros alimentos ricos em antocianinas são a framboesa, a beterraba e a ameixa.

2. Couve manteiga

A couve (assim como o brócolis e a rúcula) é rica em clorofila e também possui vitamina C. Essas duas substâncias atuam como antioxidantes potentes. Portanto, você pode consumir a couve em um suco verde junto com alimentos como gengibre, limão e maçã, bem como em saladas e outras preparações.

3. Tomate

O tomate contém o licopeno, que vem sendo muito estudado nos últimos anos. Contudo, é importante que esse vegetal seja aquecido antes do consumo para que o licopeno seja bem absorvido. Então, você pode fazer um molho de tomate ou uma receita de vegetais ao forno com ele.

4. Abacate

O abacate é uma excelente fonte de vitamina E, importante antioxidante que também está presente em alimentos como as amêndoas e as castanhas. Nesse sentido, você pode inclusive consumi-los juntos para potencializar o aporte dessa vitamina.

5. Sardinha

A sardinha é um peixe rico em ômega 3, que além de ser antioxidante, também é anti-inflamatório e considerado uma gordura benéfica para o organismo. Ou seja, esse nutriente é tudo de bom!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More