Você sabia que a diferença biológica entre os homens e as mulheres tem diminuído?
Fatores do estilo de vida dos homens impactam na redução dessa diferença.
Historicamente os homens envelhecem de forma mais acelerada que as mulheres, porém essa diferença vem se estreitando. Uma universidade na Finlândia comprovou em estudo científico que, no aspecto biológico, os homens são mais velhos que as mulheres, principalmente quando eles possuem hábitos como o fumo.
Embora haja um aumento da expectativa de vida, em sua maioria, as mulheres ainda vivem mais que os homens. No entanto, essa diferença está cada vez menor, por isso, esclarecemos nesse artigo como os pesquisadores chegaram a essa conclusão. Confira!
Leia mais: Pesquisa mostra quais são os 10 homens MAIS bonitos do mundo
Entenda o porquê da diferença da idade biológica entre homens e mulheres ter reduzido
Essa pesquisa avaliou algumas possíveis causas das diferenças biológicas no envelhecimento. O grupo participante era composto por adultos, jovens e idosos. Para a avaliação metodológica do envelhecimento biológico, foram utilizados vários relógios epigenéticos. Esses aparelhos permitem a avaliação das variáveis relacionadas à vida útil do sujeito ativo. Dessa forma, eles estimam a idade biológica em anos com base nos níveis de metilação do DNA medidos em uma amostra de sangue.
Os fatores que influenciaram nos resultados foi o consumo frequente do tabaco entre os homens, porém isso teve significância em indivíduos mais velhos, e não nos jovens. Além disso, outro ponto identificado foi a diferença proporcional do corpo. Porém, isso teve uma parte pequena no impacto da diferença de sexo em ambas as faixas etárias.
Os pesquisadores afirmaram que outros fatores além do estilo de vida mostraram-se significativos para a diferença sexual no ritmo de envelhecimento.
Algo muito importante nesse estudo é que alguns participantes eram gêmeos do sexo oposto. E com isso, foi possível afirmar que os irmãos do sexo masculino eram biologicamente mais velhos um ano do que as mulheres. Assim, foi observado que essa diferença se constrói por fatores hormonais, sendo o estrogênio um bom aliado para o retardo no envelhecimento.
Quanto à redução na diferença de anos de vida entre homens e mulheres, esta se dá devido à redução no fumo. Além disso, o estudo nos mostra que além dos fatores de estilo de vida, a genética é uma grande influenciadora.
Comentários estão fechados.