Diferença entre licenciatura e bacharelado

Confira aqui a diferença entre bacharelado e licenciatura e não fique mais com dúvidas para decidir seu futuro.

0

Qual a diferença entre licenciatura e bacharelado? Nos curso de graduação podemos encontrar duas modalidades principais que podem gerar dúvidas quando o aluno está escolhendo a sua profissão que são os títulos de bacharel ou licenciado. Uma forma de ajudar a escolher entre os títulos é compreender as diferenças básicas de cada um deles.

Ambas as modalidades são consideradas graduações de nível superior e podem ser realizadas nas redes públicas ou privadas, sendo presencial ou a distância. Quanto a sua duração, pode variar entre 3 a 6 anos. E as disciplinas básicas iniciais dos dois cursos são as mesmas, só há diferenciação nos anos finais em que, dependendo da instituição, é possível optar pelo grau de bacharel ou de licenciatura após a realização das disciplinas básicas, e em outras só é possível logo na inscrição do curso.

Vamos agora as diferenças de cada um deles. Um curso de licenciatura forma profissionais com foco nos processos pedagógicos para se tornar um professor ou educador do nível básico (pré escola, ensino fundamental e médio), portanto, o profissional pode atuar como pedagogo, coordenador ou diretor de uma escola. As disciplinas que diferem dos cursos de bacharelado são as voltadas à educação, como Metodologia de Ensino, Legislação da Educação Básica, Práticas de ensino, entre outras. Se o foco é dar aulas no nível superior e não na educação básica, é necessário se graduar em qualquer uma das modalidades e seguir a carreira acadêmica na pós-graduação stricto sensu, ingressando no mestrado e doutorado.

O curso de bacharelado é exclusivamente voltado à pesquisa e ao mercado de trabalho. Os profissionais bacharéis são aqueles que irão criar, projetar, revisar, aplicando ou pesquisando sobre os conhecimentos da área de formação. Entre os cursos, podemos citar as Engenharias, Administração, Recursos Humanos como exemplos de bacharelado. As disciplinas estudadas nessa modalidade, se focam na teoria e prática da área escolhida, não possuindo as disciplinas básicas de educação, o que significa que este profissional não está apto a dar aulas.

Como exemplo de um profissional bacharel, podemos citar o Médico: quando formado, ele pode atuar em clínicas e hospitais cuidando da saúde das pessoas; ou ainda o arquiteto, que pode ter um ateliê e criar projetos e idealiza espaços de casas e estabelecimentos.

Muitos cursos de licenciatura, como física, matemática, química, letras, educação física podem ser escolhidos em uma dessas duas modalidades. Um bom exemplo para diferenciar a licenciatura do bacharelado nesses cursos que possuem duas modalidades, podemos citar o de Química, ele tem a sua versão bacharel e licenciado, em que bacharel poderá atuar como um químico de uma empresa e o licenciado irá dar aulas de química ao ensino médio, por exemplo.

Para ficar mais simples de entender, observe a tabela abaixo para não ter mais dúvidas entre os dois tipos de cursos.

Bacharelado Licenciatura
O que é Forma pesquisadores e profissionais para o mercado de trabalho Forma professores e educadores
Exemplos de cursos

Fisioterapia

Ciências Contábeis

Recursos Humanos

Medicina

Enfermagem

Ciência da computação

Arquitetura

Tecnologia da Informação

Física

Química

Filosofia

Matemática

Educação Física

Letras

Biologia

Geografia

Aulas no nível básico Não pode dar aulas Pode dar aulas

 

Compreendendo as diferenças, a questão é então analisar qual é o perfil profissional que se encaixa para escolher uma delas.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.