Diferença entre poema e poesia

0

Qual a Diferença entre poema e poesia? Muitos se confundem quanto ao uso dos termos ‘poema’ e ‘poesia’, pois ambos parecem remeter ao mesmo significado, porém, seus sentidos podem ser distintos.

O termo poema está ligado à literatura, ou seja, é um tipo textual que apresenta certa estrutura, como versos, estrofes, rimas, métrica, entre outros aspectos, e pertence ao gênero textual lírico.

Ao passo que poesia está ligada à qualquer expressão artística, também característico do gênero lírico, mas vai além de apenas uma estrutura textual. Podemos considerar, portanto, que a música, a pintura ou uma peça de teatro podem ser manifestações artísticas denominadas como poesia.

Importante: esse fato dá a liberdade de alguém dizer metaforicamente que algo é uma poesia, no sentido de ser bonito, veja o exemplo:
Essa música até parece poesia.

Há casos em que podemos utilizar tanto o termo ‘poema’ como o termo ‘poesia’, sem diferença de sentido, isso porque um poema pode ser uma poesia, observe o exemplo:

O poema de Clarice Lispector é incrível.
A poesia de Clarice Lispector é incrível.

Porém, a recíproca não é verdadeira, ou seja, nem toda poesia é um poema, visto que a poesia pode remeter à outras expressões e criações artísticas artísticas diferentes de um poema, ou então ser sinônimo de beleza, como vimos no exemplo acima.

Portanto, se atente à suas diferenciações para não ter mais dúvidas.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.