Diferença entre ‘tem’ e ‘têm’

Qual a diferença entre ‘tem’ e ‘têm’? Muitos não se atentam à diferença presente entre os termos ‘tem’ e ‘têm’ por serem palavras quase iguais que se diferenciam apenas pelo acento circunflexo presente em uma das formas. É muito importante se lembrar de sua diferença fundamental para não errar mais, principalmente nas provas escolares ou processos seletivos em geral.

A forma ‘tem’ (sem acento), indica a 3ª plural do singular do presente do indicativo do verbo ter: ‘ele(a) tem’, conforme exemplificado no exemplo a seguir:

A aluna tem muito a aprender para a prova
Ele tem que ir ao médico.

Já a forma ‘têm’ (com acento), indica a 3ª pessoa do plural do presente do indicativo do mesmo verbo: ‘eles(as) têm’.

Eles têm muito dinheiro.
Os meninos não têm competência para a tarefa.

Dica:
Tem acompanha ele(a).
Têm acompanha eles(as).

Esta diferença é crucial para marcar o singular e o plural do verbo quando é utilizado no presente. E, assim como este termo, temos também a mesma diferença evidenciada em termos derivados do verbo ‘ter’, sendo eles: deter, manter, conter, obter. Porém, apesar da semelhança apresentada, esses verbos se comportam diferente quando estão conjugados no singular possuindo um acento agudo (´) na sílaba derivada (tem), como no exemplo abaixo:

Singular: Ele mantém a casa arrumada.
Plural: Eles mantêm a casa arrumada.

Dica: Para ajudar a não esquecer desse fato, veja a tabela abaixo que separa as formas do verbo ‘ter’ e as suas derivações entre singular e no plural, observe:

Singular

Mantém Contém Detém Obtém Tem
Plural Mantêm Contêm Detêm Obtêm Têm

 

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.