Diferenças entre DDA e TDAH e alguns possíveis sintomas desses transtornos
Entenda melhor a diferença entre DDA e TDAH!
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma condição que aparece na infância e pode persistir durante a vida toda, podendo apresentar sinais leves, moderados ou mais graves. Esse transtorno é muito confundido com o Distúrbio de Déficit de Atenção (DDA), que possui suas particularidades.
No entanto, há alguns comportamentos que podem ser comuns em ambas as condições. Confira a seguir mais informações!
Leia mais: Entenda o que é TDAH e como ele pode afetar o processo de aprendizagem
Você sabe a diferença entre o DDA e o TDAH?
Apesar de suas semelhanças, há diferenças significativas entre pacientes que apresentam Distúrbio de Déficit de Atenção (DDA) e os que apresentam Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Apesar de ambos serem transtornos neurológicos de origem genética, a hiperatividade é o fator diferenciador.
Uma pessoa com TDAH, por exemplo, apresenta sintomas de desatenção, ansiedade excessiva e impulsividade desde a infância. Esses sintomas acompanham o sujeito por toda a vida, mesmo que em menor intensidade. Isso pois o nível de hiperatividade, por exemplo, com tratamento adequado, pode ser controlado ao longo do tempo.
Já os pacientes com DDA, apesar de apresentarem ansiedade em alguns casos, apresentam menor nível de agitação, descartando a possibilidade de serem classificados como hiperativos.
Alguns sinais comuns a esses transtornos:
Problemas para manter a organização
Este é um sinal comum, embora seja mais frequente em casos de TDAH. Quando se tem um transtorno, lembrar de pagar suas contas, ir à consulta médica e outras responsabilidades adultas se tornam extremamente difíceis. Por isso, se esse for o caso, procure ajuda especializada para entender melhor o que está acontecendo.
Facilidade em se distrair
Pode-se dizer que este sintoma pode ser observado em crianças e adultos. Como vivemos em um mundo com quantidades cada vez maiores de estímulos, principalmente com o contato constante com a tecnologia, mesmo a menor mudança ou alteração no ambiente pode desviar toda a sua atenção, especialmente se você estiver trabalhando em um escritório lotado.
Inquietude atrapalha o relaxamento
Esse sintoma não é amplamente discutido entre aqueles com TDAH, mas a hiperatividade não é apenas devido à falta de foco. Como a condição exige que você esteja sempre ativo, ocupado ou em movimento, até mesmo relaxar no sofá pode ser um desafio significativo.
O objetivo desse texto é esclarecer e informar acerca de condições comuns a muitas pessoas. No entanto, é aconselhado sempre consultar um médico de sua confiança, uma vez que diagnósticos podem ser feitos exclusiva e unicamente por profissionais habilitados.
Comentários estão fechados.