Difícil ter foco? Mascar chiclete melhora a concentração, diz estudo

Entenda como o simples ato de mascar chiclete pode estimular a sua concentração em tarefas contínuas, segundo um estudo britânico.

Você tem algum sabor favorito de chiclete que costuma consumir bastante? Pois há motivos para celebrar. Afinal, o simples ato de mascar chiclete vai além de deixar um hálito mais agradável na boca.

Veja também: O cérebro agradece: pratique esses cinco hábitos para se sentir melhor

Sobretudo, o chiclete ajuda na concentração e pode ajudar os seus usuários a manter o foco por mais tempo. É o que diz um estudo conduzido por Kate Morgan e colegas da Universidade de Cardiff e publicado no British Journal of Psychology. As informações são do Science Daily.

Como foi feito o estudo do chiclete?

Em especial, este estudo focou nos benefícios potenciais da goma de mascar durante uma tarefa de memória auditiva. Kate Morgan, autora do estudo, destaca que ela e os seus parceiros se concentraram em uma tarefa de áudio que envolvia a recuperação da memória de curto prazo para ver se a goma de mascar melhoraria a concentração.

Nesse sentido, o estudo envolveu 38 participantes divididos em dois grupos. Ambos os grupos tiveram que passar por uma tarefa de áudio de 30 minutos que envolvia ouvir uma lista de números de 1 a 9 lida aleatoriamente. Os voluntários pontuavam com base na precisão e rapidez na hora de detectar uma sequência de números ímpar-par-ímpar, como a sequência 7-2-1. Além disso, os participantes também tiveram que preencher um questionário referente ao seu humor antes e depois da tarefa.

Quais foram os resultados?

Os resultados apontaram que os participantes que mascaram chiclete tiveram tempos de reação mais rápidos e resultados mais precisos do que aqueles que não mascaram chiclete.

Curiosamente, logo no início da tarefa, os participantes que não mascaram a goma de mascar tiveram um desempenho melhor. Contudo, no final eles foram ultrapassados. Isso sugere, em teoria, que mascar chiclete nos ajuda a focar em tarefas que exigem monitoramento contínuo por um longo período, como na tarefa de áudio.

Como melhorar a sua concentração

Por fim, vale ressaltar mais algumas dicas além de mascar o chiclete que podem melhorar a concentração.

  1. Ambiente tranquilo: certifique-se de trabalhar ou estudar em um local silencioso e organizado. Evite estar presente em áreas com muito barulho e distrações.
  2. Bloqueie distrações: desligue as notificações de celular e computador ou use aplicativos capazes de bloquear distrações. Essa dica é especialmente importante se você precisar transcrever algo ao papel.
  3. Crie uma lista de tarefas: para que você consiga ter uma maior organização no cotidiano, crie uma lista de tarefas. Assim, você pode acompanhar sua evolução.
  4. Tenha um bom sono e uma boa alimentação: certifique-se de ter um sono reparador para você acordar com energia no dia seguinte. Ao mesmo tempo, uma dieta balanceada contribui para a saúde do cérebro.

* Com informações de Science Daily

você pode gostar também

Comentários estão fechados.