Em breve, não será mais permitido tirar print das fotos de perfil do WhatsApp

Ainda no campo da especulação, essa novidade parece ser mais uma medida de segurança implementada pelo aplicativo.

Nos últimos anos, o WhatsApp, aplicativo de mensagens da Meta que é considerado o maior da categoria, tem implementado diversas medidas adicionais de segurança para proteger a privacidade dos seus usuários.

Nesse sentido podemos citar a criptografia de ponta-a-ponta, que na teoria impede o acesso remoto de terceiros a bate-papos privados, e a criação das fotos e vídeos temporários, que não podem ser “printados” e somem em pouco tempo.

Agora, rumores apontam que o mensageiro deve lançar nas próximas atualizações mais uma ferramenta nesse sentido: a proibição de tirar prints de fotos de perfis.

Embora ainda não tenha sido anunciado pelo aplicativo, esse novo recurso já foi observado por alguns usuários beta que receberam versões de teste do WhatsApp ao longo do mês de fevereiro.

Em parte dos relatos, os testadores afirmam que ao tentar tirar print de uma foto de perfil viram surgir uma pop-up com uma mensagem de que o screenshot não é permitido. Como nesse exemplo publicado pelo site Android Police:

Tentativa frustrada de capturar uma foto de perfil no WhatsApp. (Imagem: Android Police/reprodução)

Já alguns outros usuários beta disseram que até conseguiram tirar o print, mas a imagem do perfil ficou branca.

No entanto, os usuários que aparentemente descobriram o novo recurso alertam que ele não está disponível no WhatsApp Web. Ou seja, seria um incremento apenas para a versão mobile do mensageiro, pelo menos num primeiro momento.

Ao que parece, a Meta está tentando tornar o WhatsApp mais seguro do que já é, dificultando a vida de stalkers (perseguidores) e criminosos que usam a imagem de usuários para clonar contas e aplicar golpes.

Contudo, ainda não se sabe quando o aplicativo vai ganhar uma versão final da ferramenta. De toda forma, espera-se que ela chegue nas próximas atualizações como uma versão pré-ativada, sem que seja necessário acionar nada mais para que funcione. Mantenha o seu “zap zap” atualizado!

* Com informações de Android Police

você pode gostar também

Comentários estão fechados.