6 dinâmicas educativas e reflexivas sobre o perdão

Voltadas ao ato de perdoar, as atividades evidenciam a importância das pessoas se expressarem de forma sincera e a ouvirem o outro

0

Perdoar nunca é uma tarefa fácil. Superar uma mágoa é como esperar uma ferida curar: leva tempo e é preciso de cuidados. Quanto mais profunda, mais esse processo demora. São muitos pensamentos e sentimentos negativos, como raiva, ressentimento, humilhação e revanchismo, que, para serem vencidos, necessitam de sinceridade – tanto conosco como para com o outro.

O perdão, por ser um tópico tão sensível e subjetivo, não é algo fácil de ser discutido ou trabalhado. No entanto, dinâmicas e outras atividades podem ser utilizadas para auxiliar nessa tarefa. Confira nossa seleção de dinâmicas sobre o perdão:

1 Dinâmica da chave

Dinâmica da chave

Pegue uma cartolina e com ela, faça uma grande chave de papel. Depois, pergunte ao grupo a utilidade da chave. Posteriormente, questione: o perdão se assemelha a uma chave? A partir dessa indagação, discuta com os participantes da dinâmica se o perdão, assim como a chave, tem a capacidade de abrir e fechar

2 Dinâmica da receita do perdão

Dinâmica da receita do perdão

Pergunte aos participantes o que eles precisam para conseguir perdoar alguém pedindo a eles para criarem receitas de perdão. Nelas, podem estar inclusos ingredientes como “2 copos de compreensão”, “uma pitada de carinho”, “seis colheres de sinceridade”, entre outros.

Depois de escritas, peça para que os participantes guardem as receitas com eles, para que eles sempre possam olhar para a lista e lembrar do que eles consideram como necessário para conseguir perdoar alguém.

3 Dinâmica do teatro

Dinâmica do teatro

Crie um cenário que envolva mágoa e ressentimento e necessite de perdão. Peça para uma pessoa do grupo atuar no papel da pessoa que magoou a outra e chame mais um participante para atuar como aquele que está tentando perdoar.

Permita que os dois conversem e discutam sobre como podem superar essa situação enquanto o resto dos participantes assistem. Depois que eles terminarem, peça para outras pessoas atuem no mesmo cenário. Assim, todos podem vivenciar a experiência e ficarem mais confortáveis com situações em que é preciso confrontar o outro com o que ele fez de errado. Quem estiver assistindo também observa e aprende com outras formas de abordagem e comunicação.

4 Dinâmica da pedra

Dinâmica da pedra

Entregue uma pedra ou outro objeto pequeno para cada participante da dinâmica. Em seguida, peça para eles realizarem diferentes atividades, como bater palma e brincar de batata quente, sempre com a pedra na mão.

Depois que eles realizarem as atividades, pergunte se eles se sentiram incomodados com a pedra na mão. Diga então que ela representa uma ofensa que não foi perdoada. O que mudou na percepção deles? Faça um debate sobre a importância do perdão e sobre como ele pode ser prejudicial em nossa vida.

5 Dinâmica da carta

Dinâmica da carta

Quem tem dificuldade em perdoar pode se sentir carregado de emoções negativas que eles não conseguem expressar. Para ajudar essas pessoas a superarem essas questões, trabalhe com uma carta de perdão.

Peça para participante escrever uma letra para a pessoa que ele tem problemas para perdoar. Nela, eles devem expressar seus pensamentos e sentimentos em relação àquele que o magoou.

Escrever ajuda as pessoas a refletirem e expressarem seus sentimentos de forma mais fácil do que em uma conversa cara a cara. Depois de escritas as cartas, sugira que, caso eles desejem, podem entregá-las ou enviá-las aos seus destinatários

6 Dinâmica da arte

Dinâmica da arte

Se tem pessoas que se expressam melhor pela escrita, outras o fazem pela arte. Separe materiais como lápis de cor, giz de cera, tintas e pincéis e os disponibilize para os participantes da dinâmica. Depois, entregue uma folha de papel e peça para eles os usarem de forma a expressar o que ele sentem quando estão magoados.

Após todos terminarem suas criações, permita que eles as compartilhem e expliquem com todo o grupo.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.