Direitos e deveres do contratante na rotina de trabalho
Confira quais são as obrigações do empregador no espaço de trabalho.
O ambiente de trabalho exige o cumprimento de algumas regras e é uma via de mão dupla, com direitos e obrigações entre empregador e empregado. Mas você sabe quais são os direitos e deveres do contratante na rotina de trabalho? Confira agora neste artigo!
Leia mais: PIS/PASEP: Confira se você tem direito às cotas do benefício
Direitos e deveres do empregador
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é um sistema que apresenta uma série de leis trabalhistas para estabelecer o bom convívio nas relações profissionais. Desta forma, ela garante os direitos e deveres entre contratante e contratado.
Um espaço de trabalho harmonioso e que gera uma convivência agradável é benéfico tanto para os trabalhadores quanto para o empregador. Dessa forma, o colaborador se sente mais motivado para realizar as suas tarefas e atingir os objetivos da empresa.
Direitos do empregador
O empregador conta com vários direitos em relação a seus funcionários. Ele pode cobrar o cumprimento do horário de trabalho e exigir que as atividades sejam feitas conforme o contrato e as orientações prévias.
Além disso, o contratante pode solicitar que os colaboradores respeitem as regras da empresa, sem que isso infrinja a Lei. Um exemplo neste caso é estabelecer limites para o uso do celular durante o expediente, corrigir a maneira de falar, de conversar, posturas e até mesmo as condutas dentro da empresa.
Ademais, também está no seu direito cobrar o uso de uniformes. Desde que a equipe tenha sido avisada antes da contratação, o contratante poderá aplicar penalidades como advertência, suspensão ou demissão em caso de descumprimento de alguma regra.
Deveres do empregador
Durante o processo de admissão dos funcionários, são informadas todas as normas da empresa de forma clara e objetiva. Da mesma forma, o empregador precisa ter conhecimento e seguir todas as leis trabalhistas que rodeiam a ligação entre contratante e contratado.
Apesar das existência de regras no ambiente de trabalho, o dono da empresa não pode proibir que os funcionários utilizem o banheiro durante o expediente ou impedir o relacionamento amoroso entre colaboradores, por exemplo. Embora o empregador possa demitir o funcionário, ele não pode alegar justa causa se a ação feita for passível apenas de advertência ou suspensão.
Então, agora que você sabe quais são os direitos e deveres do contratante na rotina de trabalho, aproveite para encaminhar esse artigo para aquele seu amigo que também gostaria de saber.
Comentários estão fechados.