Do lixo ao luxo: Como casca de banana pode ser base para receitas incríveis
Após ler esta matéria, você vai pensar muito antes de descartar cascas de banana. Veja algumas das utilidades dessa casca abaixo.
Veganos já popularizaram o uso da casca de banana para diversas receitas, como carne seca desfiada da casca, bacon de casca de banana e carne de porco de casca. Porém, há várias outras opções de receitas, como vem sido discutido por cientistas e gastrônomos ao longo dos anos. Por isso, confira o motivo do uso de casca de banana em seus mais diversos preparos e inove na cozinha com benefícios! Boa leitura.
Leia mais: Consumir uma banana por dia pode prevenir o câncer hereditário
Casca de banana e o enriquecimento nutricional
A casca desse alimento representa 40% do volume da fruta. Dessa maneira, desperdiçá-la significa perder boa parte do seu conteúdo nutricional, que é bem vasto: Rico em fibras, minerais e nutrientes, ela possui o poder de enriquecer os alimentos com micro e macronutrientes, e em vários preparos o sabor dela não é sentido (a menos que essa seja a sua intenção). Confira, agora, alguns destinos que a casca de banana pode ter:
1. Farinha de casca de banana
A capa protetora das bananas pode ser primeiramente extraída e escaldada, processo que irá retirar um pouco o gosto e a viscosidade característica dela, além de matar alguns germes que possam estar nela. Após isso, será secada e moída até o formato de farinha. Essa farinha pode ser utilizada em produtos assados, como pães e biscoitos – substituindo o trigo desses produtos. Dessa forma, a receita é especial principalmente para celíacos ou pessoas com algum grau de intolerância ao glúten.
2. Bolo de banana de casca de banana
Além de utilizar a farinha de casca de banana para substituição do trigo, ela também adiciona uma cor amarela característica ao bolo quando assado. Dessa forma, dispensa-se o uso de corantes artificiais ricos em conservantes.
Porém, precisamos alertar: Para os mais conservadores, o ideal é que a farinha de casca de banana substitua apenas 10% da farinha de trigo. Isso porque o bolo pode alterar radicalmente o sabor da receita e, se exceder essa porcentagem, pode ser que fique meio amarronzado. Dessa forma, você garante uma consistência parecida, uma cor característica e muito mais minerais por fatia!
3. Carne seca de casca de banana
Para prepará-la, basta retirar a pele interna das cascas e cobri-las com água e vinagre, onde ficará por 15 minutos. Depois, em outro recipiente, adicione azeite e cebola picada, pimentões e as cascas. Tempere como preferir e “voilà”: está pronta a sua carne. Não se preocupe, você não vai sentir o gosto de banana (é para isso que a água e o vinagre servem!). Em tempos de aumento no preço das carnes, essa é uma opção fidedigna, barata e maravilhosa.
Comentários estão fechados.