Matemática Básica: Dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo

Se você já ouviu as expressões "dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo" e não sabe o que significa e onde usar, esse artigo é para você. Confira!

0

Os numerais multiplicativos fazem menção ao número de vezes que uma determinada quantidade foi multiplicada, indicando um aumento proporcional da mesma quantidade.

Se você já ouviu falar sobre dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo e não sabe o que essas palavras significam, como e quando devem ser utilizadas, esse artigo é pra você. Confira!

Dobro

O dobro de um número indica que certa quantidade foi multiplicada por 2, ou seja, imagine que Pedro tem uma caixa com cinco bolinhas de gude e Joana tem o dobro. Quantas bolinhas de gude Maria tem?

Para descobrir a resposta é simples, basta multiplicar a quantidade da caixa de Pedro por dois. Isso significa que a quantidade de bolinhas de gude de Joana é igual a 5×2=10. Sendo dez o dobro de cinco.

Triplo

Para encontrarmos o triplo, basta multiplicar por 3. Isto é, o triplo de um número indica que certa quantidade foi multiplicada por 3. Imagine que existem mais pessoas na turma de Pedro e Joana, e que Pedro tem uma caixa com 3 lápis de cor, Joana tem o dobro e Julia tem o triplo.

A conta para descobrir quantos lápis de cor tem Joana e Júlia é a seguinte: Pedro tem três lápis de cor, Joana 3×2=6, e Julia 3×3=9. Isso quer dizer que nove é o triplo de 3.

Quádruplo

O quádruplo de um número indica que certa quantidade foi multiplicada por 4. Agora imagine que Pedro tem duas bolas, Joana tem o dobro de bolas que Pedro tem, Julia tem o triplo de bolas que Pedro, e Gabriel tem o quádruplo de bolas que o Pedro tem.

Para descobrir quantas bolas Gabriel tem, é só multiplicar a quantidade de bolas que Pedro tem por 4, da seguinte maneira: 2×4=8, logo o quádruplo de dois é oito, e Gabriel tem oito bolas.

Quíntuplo

O quíntuplo de um número indica que certa quantidade foi multiplicada por 5. Então imagine que Joana tem 3 bombons, Julia tem o dobro, Pedro o triplo de bombons que Joana tem, Gabriel tem o quádruplo de bombons e Felipe tem o quíntuplo de bombons que Joana.

Quantos bombons Felipe tem? Para descobrir é fácil, confira:

Joana = 3 bombons

Julia = 3×2=6 (dobro de Joana)

Pedro = 3×3=9 (triplo de Joana)

Gabriel = 3×4=12 (quádruplo de Joana)

Felipe = 3×5=15 (quíntuplo de Joana)

Logo, o quíntuplo de três é igual a cinco.

Leia também: Números pares e ímpares – Quais são?

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.