Matemática Básica: Dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo

Se você já ouviu as expressões "dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo" e não sabe o que significa e onde usar, esse artigo é para você. Confira!

Os numerais multiplicativos fazem menção ao número de vezes que uma determinada quantidade foi multiplicada, indicando um aumento proporcional da mesma quantidade.

Se você já ouviu falar sobre dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo e não sabe o que essas palavras significam, como e quando devem ser utilizadas, esse artigo é pra você. Confira!

Dobro

O dobro de um número indica que certa quantidade foi multiplicada por 2, ou seja, imagine que Pedro tem uma caixa com cinco bolinhas de gude e Joana tem o dobro. Quantas bolinhas de gude Maria tem?

Para descobrir a resposta é simples, basta multiplicar a quantidade da caixa de Pedro por dois. Isso significa que a quantidade de bolinhas de gude de Joana é igual a 5×2=10. Sendo dez o dobro de cinco.

Triplo

Para encontrarmos o triplo, basta multiplicar por 3. Isto é, o triplo de um número indica que certa quantidade foi multiplicada por 3. Imagine que existem mais pessoas na turma de Pedro e Joana, e que Pedro tem uma caixa com 3 lápis de cor, Joana tem o dobro e Julia tem o triplo.

A conta para descobrir quantos lápis de cor tem Joana e Júlia é a seguinte: Pedro tem três lápis de cor, Joana 3×2=6, e Julia 3×3=9. Isso quer dizer que nove é o triplo de 3.

Quádruplo

O quádruplo de um número indica que certa quantidade foi multiplicada por 4. Agora imagine que Pedro tem duas bolas, Joana tem o dobro de bolas que Pedro tem, Julia tem o triplo de bolas que Pedro, e Gabriel tem o quádruplo de bolas que o Pedro tem.

Para descobrir quantas bolas Gabriel tem, é só multiplicar a quantidade de bolas que Pedro tem por 4, da seguinte maneira: 2×4=8, logo o quádruplo de dois é oito, e Gabriel tem oito bolas.

Quíntuplo

O quíntuplo de um número indica que certa quantidade foi multiplicada por 5. Então imagine que Joana tem 3 bombons, Julia tem o dobro, Pedro o triplo de bombons que Joana tem, Gabriel tem o quádruplo de bombons e Felipe tem o quíntuplo de bombons que Joana.

Quantos bombons Felipe tem? Para descobrir é fácil, confira:

Joana = 3 bombons

Julia = 3×2=6 (dobro de Joana)

Pedro = 3×3=9 (triplo de Joana)

Gabriel = 3×4=12 (quádruplo de Joana)

Felipe = 3×5=15 (quíntuplo de Joana)

Logo, o quíntuplo de três é igual a cinco.

Leia também: Números pares e ímpares – Quais são?

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More