Como fazer um cartão Construcard (Cartão da Caixa)

O Cartão Construcard possibilita a compra de materiais de construção para reformas residenciais em mais de 85mil lojas credenciadas pela Caixa.

Já pensou em reformar sua casa mas é impedido por questões financeiras? Felizmente, existem programas de financiamentos capazes de te ajudar nessa hora.

Uma das melhores opções é o Construcard. Trata-se de uma modalidade de financiamento para compra de materiais para construção e reforma de um imóvel oferecido pela Caixa Econômica Federal. O crédito não possui vinculação com o SFH, e só pode ser usado para imóveis residenciais.

Além disso, é um programa descomplicado, já que linha de crédito é depositada diretamente na conta corrente do solicitante, o que faz com que seja possível analisá-lo via internet.

Com o cartão, não é possível pagar a mão de obra, mas o mesmo tem utilidade para comprar, além de materiais de construção mais comuns (como tijolos, esquadrias, pisos, telhas e tintas), armários não removíveis, piscinas, elevadores, caixas-d’água, aquecedores solares, aerogeradores e equipamentos de energia fotovoltaica.

Como funciona?

O financiamento funciona em duas etapas: utilização e amortização.

A primeira fase diz respeito à compra do material de construção, no período entre dois a seis meses. Nesse período, somente os juros utilizados serão cobrados.

Já a segunda fase, refere-se a quitação da dívida, isto é, o pagamento mensal das prestações até solver o débito. Esta, pode durar de um até 240 meses, com apenas 2,50% de juros ao mês, e só tem inicio após o fim do prazo definido para compras.

O sistema utilizado é a Tabela Price, assim, o valor das parcelas será igual até quitar o financiamento.

O banco exige uma garantia de negociação, podendo ser: aval, alienação fiduciária de bem móvel, caução de depósito/aplicação financeira ou alienação fiduciária de bem imóvel.

Como contratar?

Antes de contratar o serviço, é preciso ser maior de 18 anos ou emancipado, possuir uma conta corrente na Caixa e ser aprovado nas avaliações de cadastro e de risco de crédito.

Para solicitar, os interessados devem ir até uma agência da Caixa e apresentar os documentos necessários para que o banco possa realizar uma pesquisa cadastral e análise de risco de crédito.

Caso seja aprovado, serão solicitados documentos específicos às garantias da operação. Em casos de garantia de imóvel, é necessário apresentar certidão de IPTU, certidão de ônus da propriedade, dentre outros.

Caso haja a aprovação do financiamento, basta assinar o contrato e optar por receber o cartão na agência ou em sua residência.

Logo depois, basta apenas desbloquear e, assim, será possível utilizar o cartão Construcard a partir do dia seguinte a contratação. Vale lembrar que as compras devem ser realizadas, dentro do período escolhido, que pode ser de até seis meses após a liberação.

Documentação necessária

Os documentos necessários para solicitar um cartão Construcard são:

  • Identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de Endereço;
  • Comprovante de Renda Atualizado;
  • Documentos da garantia, se for o caso;
  • Comprovante de propriedade do imóvel (podem ser utilizados carnê de IPTU/ITR com vencimento no ano corrente, certidão da matrícula do imóvel, cessão de direitos do imóvel ou, em caso de imóvel financiado pela Caixa, comprovante impresso por empregado Caixa, na agência);
  • No caso de imóvel de terceiros, é solicitado o comprovante de propriedade e uma declaração de ciência, assinada e com firma reconhecida, do proprietário do imóvel a ser reformado.

Simulador ConstruCard

Com o fim de proporcionar uma experiência realista aos seus clientes, a Caixa disponibiliza um simulador, no qual o solicitante é informado sobre prazos e condições de pagamento.
A ferramenta se faz necessária tendo em vista seu poder de avaliação das possibilidades e também auxiliar na maior precisão sobre a possibilidade de quitação da sua divida após a utilização.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.