Quais doenças seu filho pode pegar através de alimentos contaminados?

Enjoo e diarreia são sintomas comuns entre crianças que ingeriram alimentos contaminados.

Normalmente, a ingestão de frutas, carnes, ou bebidas contaminadas por microorganismos, como bactérias, vírus e parasitas são as principais fontes de doenças relacionadas à alimentos. Inclusive, produtos químicos, como agrotóxicos, também são grandes responsáveis pela dor de cabeça que a intoxicação alimentar pode trazer, especialmente em crianças. Por conta disso, é importante conhecer quais doenças seu filho pode pegar através de alimentos contaminados.

Leia mais: Alimentos que podem nos deixar com uma sensação de overdose; entenda

Principais causas de contaminação alimentar

Quando os filhos apresentam os sintomas mais comuns de contaminação alimentar, como diarreia, náusea, febre e vômitos, é comum que os pais fiquem muito preocupados. Em seguida, surgem muitas dúvidas sobre como as crianças entraram em contato com alimentos infectados.

Por conta disso, é importante conhecer quais as principais causas dessa condição. Primeiro, um dos principais problemas é o preparo inadequado da comida, particularmente pela falta de higiene do alimento, utensílios ou do próprio cozinheiro. Depois, armazenamento inadequado é um prato cheio para o surgimento de microorganismos como bactérias e suas toxinas.

Nesses casos, é importante ter cuidado redobrado com produtos de origem animal, como carne bovina, suína, aves e peixes. Caso não recebam os cuidados necessários, podem levar o seu filho a desenvolver as seguintes doenças:

  • Infecção por Salmonella

A Salmonella é um verdadeiro terror na vida dos pais. Essa bactéria está presente principalmente em alimentos de origem animal mal cozidos, como carnes de vaca, porco, frango e ovos. Quando entra em contato com o organismo, pode fazer seu filho ter dores no corpo, diarreia, febre e dores abdominais.

  • Cólera

A cólera é provocada também por uma toxina de uma bactéria chamada Vibrio cholerae, muito encontrada em ambiente aquático. Por conta disso, é muito fácil encontrá-la em frutos do mar, como mariscos e peixes mal cozidos. Além disso, a ingestão de água não tratada pode ser responsável pelo desenvolvimento da doença.

  • Toxoplasmose

Nesse caso, essa doença é temida justamente por mulheres grávidas, visto que essa infecção pode afetar diretamente a saúde do bebê. Ela é provocada pela ingestão dos cistos do parasita Toxoplasma gondii, encontrado em carne de vaca mal cozida.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.