Quais doenças seu filho pode pegar através de alimentos contaminados?

Enjoo e diarreia são sintomas comuns entre crianças que ingeriram alimentos contaminados.

Normalmente, a ingestão de frutas, carnes, ou bebidas contaminadas por microorganismos, como bactérias, vírus e parasitas são as principais fontes de doenças relacionadas à alimentos. Inclusive, produtos químicos, como agrotóxicos, também são grandes responsáveis pela dor de cabeça que a intoxicação alimentar pode trazer, especialmente em crianças. Por conta disso, é importante conhecer quais doenças seu filho pode pegar através de alimentos contaminados.

Leia mais: Alimentos que podem nos deixar com uma sensação de overdose; entenda

Principais causas de contaminação alimentar

Quando os filhos apresentam os sintomas mais comuns de contaminação alimentar, como diarreia, náusea, febre e vômitos, é comum que os pais fiquem muito preocupados. Em seguida, surgem muitas dúvidas sobre como as crianças entraram em contato com alimentos infectados.

Por conta disso, é importante conhecer quais as principais causas dessa condição. Primeiro, um dos principais problemas é o preparo inadequado da comida, particularmente pela falta de higiene do alimento, utensílios ou do próprio cozinheiro. Depois, armazenamento inadequado é um prato cheio para o surgimento de microorganismos como bactérias e suas toxinas.

Nesses casos, é importante ter cuidado redobrado com produtos de origem animal, como carne bovina, suína, aves e peixes. Caso não recebam os cuidados necessários, podem levar o seu filho a desenvolver as seguintes doenças:

  • Infecção por Salmonella

A Salmonella é um verdadeiro terror na vida dos pais. Essa bactéria está presente principalmente em alimentos de origem animal mal cozidos, como carnes de vaca, porco, frango e ovos. Quando entra em contato com o organismo, pode fazer seu filho ter dores no corpo, diarreia, febre e dores abdominais.

  • Cólera

A cólera é provocada também por uma toxina de uma bactéria chamada Vibrio cholerae, muito encontrada em ambiente aquático. Por conta disso, é muito fácil encontrá-la em frutos do mar, como mariscos e peixes mal cozidos. Além disso, a ingestão de água não tratada pode ser responsável pelo desenvolvimento da doença.

  • Toxoplasmose

Nesse caso, essa doença é temida justamente por mulheres grávidas, visto que essa infecção pode afetar diretamente a saúde do bebê. Ela é provocada pela ingestão dos cistos do parasita Toxoplasma gondii, encontrado em carne de vaca mal cozida.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More