6 Doenças Causadas pelo Sedentarismo

O estilo de vida sedentário acarreta em diversos malefícios na saúde de um indivíduo. Conheça algumas doenças causadas pelo sedentarismo e saiba como elas atuam.

0

Sabe-se que praticar esportes é uma atividade primordial para desenvolver uma vida saudável. Mas nem todo mundo segue esse padrão, e acabam caindo no sedentarismo, o que acaba acarretando em vários malefícios em sua qualidade vida. Doenças são os principais exemplos desses malefícios. Por isso, separamos uma lista para você descobrir quais são as principais doenças causadas pelo sedentarismo, veja a seguir:

 

Obesidade

A falta de atividade física aliado ao aumento de gordura no organismo gera uma das doenças mais preocupantes, a obesidade, que se trata do acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo e gera diversas consequências para a saúde do individuo.

 

Aumento do colesterol

Essa doença aumenta o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Se trata de um tipo de gordura produzida em nosso organismo que tem o papel vital de manter as células funcionando, de produzir hormônios e vitamina D. Entretanto, o excesso de colesterol no sangue pode aumentar o risco de doenças do coração.

Atrofia muscular

 

Se trata da diminuição do volume do músculo, que ocorre devido a uma diminuição do tamanho das células musculares. É causada por desuso é a falta de atividade física, ou seja, os músculos não são usados o suficiente

Aumento da pressão arterial

Se caracteriza pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. A obesidade, o sedentarismo, o estresse, o tabagismo e quantidades excessivas de álcool ou sódio (sal) na dieta são fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença. O sedentarismo tem grande parte nisso, uma vez que indivíduos sedentários obrigam o coração a trabalhar mais.

Trombose

A prática de exercícios estimula a circulação e previne o problema de forma natural. O sedentarismo favorece a formação de trombos (coágulos sanguíneos) nas pernas, o que faz com a circulação fique comprometida.

Depressão

Muita gente acha que depressão e sedentarismo não tem relação um com o outro. Mas o que acontece é que o sedentário não tem disposição para executar as tarefas do trabalho, realizar programas de lazer e com isso, acaba se isolando e podendo se entregar mais facilmente a vícios, como o alcoolismo, por exemplo.

 

Para evitar essas doenças, o tratamento é o mesmo: a prática de atividade física regular. Além de evitar doenças, essa atividade traz diversos benefícios, tais como:

  • Melhora a circulação
  • Menor risco de doenças do coração
  • Reduz e controla o diabetes
  • Ajuda a controlar o peso
  • Reduz o risco de pressão alta
  • Mantém ossos, articulações e músculos saudáveis
  • Promove bem-estar físico e mental

É importante lembrar que sair do sedentarismo não precisa necessariamente praticar um esporte, simples atividades  cotidianas como limpar a casa, passear com o cachorro ou caminhar para o trabalho são formas de combater ao sedentarismo.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.