10 Doenças mais comuns no Brasil

Saiba quais são as condições médicas que mais acometem os brasileiros.

0

Pode parecer uma tarefa simples falar sobre as doenças mais comuns entre os brasileiros – mas não é, por várias razões. Em primeiro lugar, não há sistema de rastreamento nacional ou global para enumerar a ocorrência da maioria das doenças.

Outros problemas importantes incluem a falta de uniformidade nas definições das doenças, a variabilidade de uma área para outra e a dificuldade em registrar as condições que muitas vezes não requerem cuidados médicos profissionais.

No entanto, certas doenças ocorrem com muita frequência entre os brasileiros. Algumas dessas doenças são relativamente simples, enquanto outras são crônicas ou ameaçam a vida do portador.

1. Doenças do Sistema respiratório

O sistema respiratório é vulnerável a uma variedade de doenças. Infecções respiratórias superiores – incluindo resfriados, infecções na garganta e influenza – são geralmente consideradas as doenças mais comuns em todo o mundo. Isso não é diferente no Brasil. Apesar da disponibilidade de vacinas de proteção, a pneumonia também continua a ser uma doença prevalente entre os brasileiro e uma das principais causas de hospitalizações e mortes.

2. Hipertensão

De acordo com relatório do Ministério da Saúde, a hipertensão afeta aproximadamente 21,4% da população. A hipertensão arterial é a doença cardiovascular mais comum entre os habitantes do nosso país. A pressão alta geralmente não causa sintomas. A hipertensão arterial em longo prazo, no entanto, é um importante fator de risco para doenças cardiovasculares mais graves.

3. Dores na coluna

Várias doenças podem causar dores nas articulações, inflamação e possivelmente sua destruição precoce. A dor nas costas é muito comum, com cerca de nove em cada dez adultos experimentando-a em algum momento da sua vida, e cinco em cada dez adultos convivendo com ela todos os anos.

4. Doenças de pele

Pode surpreendê-lo que as doenças de pele estejam entre as doenças mais comuns. Os tumores de pele não cancerosos, pré-cancerosos e cancerosos também afetam muitos brasileiros. Outras doenças de pele comuns incluem: Dermatite de contato alérgica e irritante, Verrugas, herpes labial, herpes genital, Pé de atleta, micose, infecções fúngicas, Furúnculos, celulite, Psoríase, dermatite atópica, dermatite seborreica e rosácea.

5. Doenças Mentais e Transtornos do Desenvolvimento

As doenças mentais ocorrem com muito mais frequência do que muitas pessoas imaginam. Os transtornos de ansiedade ocorrem com mais constância, seguidos por transtornos de personalidade e de humor, incluindo depressão e transtorno bipolar. O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é o transtorno do desenvolvimento mais comum.

6. Doenças do Sistema digestivo

Estas doenças, geralmente conhecidas como gastroenterites, são tipicamente causadas pela contaminação de alimentos com vírus, bactérias ou parasitas e geralmente desaparecem em poucos dias e semanas. Doenças mais persistentes e comuns do sistema digestivo incluem: – Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), Cálculos biliares, Úlceras, entre outras.

7. Doenças do Sistema Neurológico

Os distúrbios de cefaleia são as mais comuns das doenças neurológicas, com as enxaquecas liderando o grupo. Embora rara em adultos jovens, a doença de Alzheimer afeta 1 em cada 9 idosos com 65 anos ou mais, de acordo com um relatório de 2016 da Associação de Alzheimer.

8. Doenças dos Sistemas Urinários e Reprodutivos

Infecções do sistema urinário e reprodutivo afetam milhões de brasileiros anualmente. Infecções do trato urinário e doenças sexualmente transmissíveis também são comuns. Infecções fúngicas vaginais e vaginose bacteriana ocorrem com ainda mais frequência. Com relação às condições comuns de longo prazo, pode-se citar a doença renal crônica.

9. Doenças Endócrinas

Diabetes mellitus e Pré-diabetes são as doenças endócrinas ou hormonais mais comuns no Brasil. Esta doença causa problemas na produção de insulina e pode levar a diversos efeitos colaterais graves, deterioramento a saúde do portador.

10. Colesterol

O colesterol ruim (LDL) pode causar muitos prejuízos ao organismo de uma pessoa. Por causar a obstrução de artérias, o coração acaba fazendo um esforço extra para trabalhar. Isso pode acabar gerando consequências graves como arritmias cardíacas e infarto.

Muitas outras doenças importantes

As doenças mais comuns geralmente exigem a maior atenção e recursos de saúde. No entanto, muitas doenças importantes e graves não se qualificam necessariamente na categoria “mais comum” – como HIV, câncer e hepatite viral crônica.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.