Lista das doenças que podem impedir a demissão de um trabalhador

Venha descobrir quais doenças permitem que você continue usufruindo de estabilidade temporária no emprego.

Algumas doenças acabam atrapalhando e/ou impedindo que o trabalhador consiga exercer suas funções. Entretanto, se essa doença for causada por algum fator consequente da atividade a qual ele exerce no trabalho ou pelo próprio ambiente do trabalho, é possível que o trabalhador consiga um período de estabilidade, impedindo assim a sua demissão.

Por isso, no artigo de hoje vamos disponibilizar uma lista das doenças que podem garantir ao trabalhador essa estabilidade temporária.

Leia mais: Novas doenças entram para rol do auxílio-doença do INSS

Lista das doenças que podem impedir a demissão de um trabalhador

A legislação trabalhista é um conjunto de leis que visa garantir os direitos e deveres de um trabalhador no país. Segundo uma das leis, a dispensa do trabalhador que sofre de doença grave sem justa causa é discriminatória.

O Ministério da Saúde disponibilizou uma lista de doenças relacionadas ao trabalho que é usada, segundo a legislação, como referência para gerar a estabilidade temporária ao trabalhador.

Confira agora quais são as doenças que estão presentes nessa lista:

1. Perda auditiva

Tal perda pode ser temporária e definitiva e é muito comum entre os funcionários que se expõem constantemente a ruídos.

2. Lesão por esforço repetitivo

Também conhecida como LER, seus principais sintomas são: dor nos membros superiores, dificuldade de movimentação e redução da amplitude.

3. Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho

Tal distúrbio pode ser causado devido a lesões nos músculos, nos tendões, articulações e entre outros membros que podem prejudicar o sistema osteomuscular.

4. Transtornos psicossociais e mentais

Como a ansiedade, depressão, síndrome de pânico e síndrome de burnout – também conhecida como síndrome do esgotamento profissional.

5. Câncer

Sendo uma das doenças mais temidas, o câncer pode gerar um período de estabilidade ao trabalhador, podendo se desenvolver de várias formas diferentes. O câncer ocupacional é desencadeado devido a exposição de agentes carcinogênicos presentes no ambiente de trabalho.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.