Dorama e drama: quais as principais diferenças entre os gêneros?
Crescimento e popularização do gênero surgido no Japão ainda gera dúvidas entre os espectadores daqui.
Os doramas são produções televisivas principalmente feitas no Japão e na Coreia do Sul, enquanto os dramas são ocidentais, tanto para cinema quanto para televisão e streaming.
Mas existem diferenças entre esses gêneros? Como esse programa oriental cresceu nos últimos anos, ainda há dúvidas sobre os estilos.
Para resumir: os doramas são séries japonesas ou sul-coreanas de qualquer gênero, o que inclui suspense, drama ou comédia.
Já os dramas são histórias gravadas em países ocidentais, como os Estados Unidos, Europa ou mesmo aqui, e seguem determinados roteiros, sempre na busca de sensibilizar o espectador com narrativas comoventes.
Qual a origem do dorama?
Inicialmente, a palavra dorama vem do japonês e, na linguagem mais geral, se refere a qualquer série produzida em países como o Japão, China e Coreia do Sul. Porém, há diferenças entre programas do Japão e demais países mencionados.
De modo mais específico, o dorama é japonês, enquanto o K-drama é típico da Coreia do Sul. Já em Taiwan, as produções do gênero são o TW-dramas, com a China criando os C-dramas, cada um com suas peculiaridades.
Outra característica do dorama, especialmente no mundo do streaming, é o tempo mais curto de duração de uma série, com episódios semanais.
Atualmente, essas séries estão em alta na internet e, mesmo aqui no Ocidente, ganham a atenção especialmente dos adolescentes, que se envolvem com as histórias narradas.
Isso também gera uma confusão sobre a nomenclatura, já que muitos consideram o drama e o dorama a mesma coisa.
O dorama apresenta traços culturais japoneses e coreanos muito marcantes, o que o torna ainda mais exclusivo. E há diferença em relação às produções sul-coreanas, embora as duas estejam em grande momento.
Exclusivo para televisão
Os doramas são produções exclusivas para a televisão (ou streaming). Com isso, não existe esse gênero no teatro, no cinema ou na literatura, por exemplo, já que são voltados para um segmento.
Já no caso dos dramas, os mesmos são adaptados para todos os gêneros, desde o teatro até o cinema, ressaltando a grande diferença entre os dois estilos.
Apesar de muitos usarem o termo dorama para todas as produções asiáticas, há diferenças entre os trabalhos realizados no Japão, Coreia do Sul, Taiwan e China.
Comentários estão fechados.