Drones que não precisam pousar são testados por pesquisadores chineses; confira!
Novo método seria capaz de carregar o drone quando ele estivesse no ar, fazendo com que não fosse necessário pousar para trocar a bateria.
Um relatório publicado recentemente pelo The South China Morning Post comunicou que pesquisadores da China desenvolveram um laser específico, com alta energia, para que os drones não precisem praticar o pouso. Ou seja, o objeto ficaria no ar pelo tempo que quisesse!
A tecnologia é uma grande novidade, pois esses sistemas de laser com alta potência são úteis para técnicas anti-drone. Porém, o professor Li Xuelong e seus companheiros de equipe na Northestern Polytechnical University (NPU) desenvolveram a tecnologia que será capaz de praticar o prometido.
A garantia do drone é que possa ser mantido no ar para sempre
Antes de tudo, os pesquisadores precisaram realizar um rasteio do drone para que este fosse localizado enquanto estivesse voando. Assim, desenvolveram uma espécie de algoritmo para o rastreio e confirmaram que pode ser útil para diferentes situações no clima e na luz que pode ser emitida. Os três testes (interno, externo e noturno) foram obtidos com sucesso pela equipe.
Os pesquisadores desenvolveram uma forma de converter a energia luminosa em algo simplesmente elétrico. Por exemplo, o laser que reproduz alta energia poderá ser direcionado ao drone para carregar a bateria mesmo à distância.
Recentemente, realizaram um teste chamado “drones orientados por óptica” (ODD, sigla no inglês) e utilizaram a luz para recarregar o aparelho enquanto estava no alto. Em nota, a equipe compartilhou a experiência.
“Os destaques da pesquisa são o sistema de rastreamento de visão inteligente 24 horas e o reabastecimento autônomo de energia de longo alcance para ODD”, compartilharam na semana passada.
Drone que não pousa: qual será a utilidade?
A equipe chinesa compartilhou a principal intenção pelo qual o drone que não pousa foi pensado:
“Em algumas missões demoradas, como a busca por turistas presos em inundações repentinas, o vôo contínuo de drones economizará muito tempo precioso de resgate”, diz o relatório. “Espera-se que o ODD participe profundamente da governança social, como controle de tráfego, patrulhas de segurança, resgates em desastres e logística sem contato”.
Comentários estão fechados.