É assim que o suco de beterraba age para fortalecer os músculos
Substância presente na bebida é o segredo para o fortalecimento da musculatura.
Em busca de melhorar o rendimento em atividades físicas, muitos optam por consumir o suco de beterraba. Graças aos resultados expressivos proporcionados por ele, é comum querer saber como de fato isso funciona. Por isso, um novo estudo analisou o comportamento de uma substância presente na beterraba no corpo e explicou o processo de fortalecimento muscular. Então confira as análises.
O suco de beterraba e o fortalecimento muscular
Possuindo nutrientes capazes de melhorar o funcionamento do intestino, atrasar o envelhecimento e reforçar a imunidade, a beterraba é um dos alimentos mais completos que existe. Devido a isso, diversos pesquisadores conduziram estudos com o objetivo de entender onde a beterraba era necessária na medicina. Com isso, um dos resultados encontrados foi o efeito positivo da beterraba no rendimento físico de quem bebia seu suco.
A partir daí, tornou-se comum utilizar o suco de beterraba como pré-treino. Visto que aqueles que consumiam a bebida obtinham resultados mais expressivos. Porém, não existia uma explicação detalhada para aquilo acontecer. No entanto, equipes da Universidade de Exeter junto aos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos encontraram o motivo do suco de beterraba agregar no rendimento físico.
Conversão de nitrato para óxido nítrico
Por possuir nitrato em sua composição, o suco de beterraba, quando ingerido, leva a substância ao organismo de quem o consome. Uma vez presente no organismo humano, o nitrato se transforma em óxido nítrico, cuja função é circular o sangue arterial pelo corpo, chegando até os músculos. Com isso, o corpo demora a atingir o cansaço quando exposto a treinos de intensidades variadas.
A ativação do nitrato
Os pesquisadores selecionaram dez pessoas e analisaram a substância presente em diferentes partes do corpo: saliva, sangue, músculo e urina. Com o intuito de encontrar a área onde o nitrato era ativado, os voluntários foram orientados a exercitar os músculos da perna até o limite.
Depois de consumir o suco, eles aguardaram uma hora e então fizeram uma série intensa de exercícios de contração dos músculos da coxa. Após isso, os dados comprovaram que a substância ativa os músculos no momento dos exercícios. Devido a isso, a força muscular dos voluntários recebeu um aumento considerável quando comparada aos outros que não consumiram o suco de beterraba.
Comentários estão fechados.