É isso que acontece com o corpo quando ficamos sem comer chocolate
Para os amantes dos doces, a tarefa pode ser difícil, mas o esforço de manter o chocolate a uma boa distância vale a pena.
O chocolate é um dos doces mais famosos do mundo. É apreciado de várias formas, pois é consumido desde quente até sólido em formatos de ovos de Páscoa. Contudo uma coisa é fato: o consumo excessivo dele pode trazer certos problemas à saúde. Para te dar uma forcinha a reduzir o vício, confira os benefícios para o seu corpo de uma dieta na qual deve ficar sem o alimento durante 30 dias e veja se vale a pena aderir.
Leia mais: Há uma mensagem escondida na barra de chocolate Twix; Você sabia?
A preferência na hora do escolher deve ser o chocolate amargo sempre. De preferência com 70% ou mais de cacau, para que se obtenha os benefícios dele na saúde. Quando nos deparamos com um percentual menor, normalmente é porque o cacau está misturado com açúcar e leite, que agem como grandes vilões para o corpo e organismo aqui.
Apenas não se empolgue muito, pois mesmo o chocolate amargo pode apresentar efeitos negativos. Claro, se consumido em excesso. Se você sente que está sendo afetado negativamente pelo consumo do doce, saiba que é possível e recomendável cortá-lo da alimentação de tempos em tempos e por apenas 30 dias.
Que tal fazer um teste? Assim irá conseguir visualizar alguns benefícios que são imediatos a partir dessa prática, além de aspectos positivos que aparecem a longo prazo. Veja a seguir alguns deles.
Redução nas mudanças de humor
O açúcar altera o equilíbrio do nosso humor. Por esse motivo, cortar o chocolate pode fazer você apresentar menos variações. Além disso, reduz a irritabilidade e estresse.
Perda de peso
O chocolate normalmente é composto de leite, açúcar e outras substâncias que são adicionadas, todas responsáveis por aumentar as calorias do alimento. Sendo assim, deixar de consumi-lo pode contribuir para a perda de peso, afinal de contas, você estará reduzindo o número de calorias normalmente ingeridas.
Redução de azia
Ele pode não parecer, mas é um produto ácido. Desse modo, comê-lo pode levar ao aumento da sensação de azia ou de refluxos. Os chocolates mais doces são os mais ácidos e podem desencadear episódios de azia constantes.
Melhora no sono
O chocolate contém doses de cafeína. Isso quer dizer que comê-lo à noite, além de poder atrapalhar o seu sono, ainda pode contribuir para o aumento da ansiedade. Quer ficar mais relaxado? O ideal pode ser beber um chá de camomila no lugar de um chocolate quente, por exemplo.
Redução no risco de apresentar gordura no fígado
Por conter açúcar adicionado, comer chocolate com frequência pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças hepáticas, especialmente a de presença de gordura no fígado. A sua redução também contribui para diminuir as chances de desenvolver diabetes.
Redução no risco de doenças cardiovasculares
Novamente, o vilão é o açúcar. Sendo assim, uma troca simples do doce por nozes ou outras frutas pode reduzir o risco de morte em decorrência de doenças cardiovasculares. É melhor não arriscar, não é mesmo?
Comentários estão fechados.